Rondônia, 16 de dezembro de 2025
Política

Câmara de Porto Velho rejeita projeto de Léo Moraes que acabaria com PPP da coleta de lixo

Por 21 votos contrários e apenas um a favor, a Câmara Municipal de Porto Velho rejeitou nesta segunda-feira (31) o fim da Parceria Publico Privada (PPP) entre a Prefeitura da capital e a empresa Marquise, que garante a limpeza urbana da cidade. Apenas Everaldo Fogaça foi contrário ao parecer apresentado por Thiago Tezzari, que apresentou relatório de uma comissão especial que analisou profundamente a questão.

A maioria absoluta dos vereadores destacou que a empresa realiza um bom serviço, tanto na área urbana como em distritos. Tezzari avaliou que a segurança jurídica precisaria ser assegurada, uma vez que há alguns meses, a própria Câmara autorizou a realização da parceria.” Somos pela manutenção da vigência da lei, porque o atual contrato de concessão foi fruto de uma disputa justa e ética”, disse.

Autor do projeto, o prefeito Léo Moraes não teve apoio nem de seus aliados.

Além da comissão, especial, a CCJ da Casa, através do presidente, vereador Fernando Silva também se posicionou contra o projeto. Ele analisou o impacto da medida e, após pesquisas em diversos bairros, decidiu votar contra a revogação da lei, garantindo a manutenção dos serviços de limpeza urbana, segundo informou em plenário.

Fernando Silva destacou que a coleta de lixo em Porto Velho tem funcionado de forma eficiente, atendendo tanto a zona urbana quanto áreas mais afastadas, como o Baixo Madeira, onde balsas e motos são utilizadas para garantir o serviço. “Meu compromisso é com o povo de Porto Velho. O projeto pode ser legal e constitucional, mas não posso votar a favor de algo que pode prejudicar a cidade. Não podemos trocar um serviço que está funcionando por algo incerto”, afirmou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Marcos Rogério apresenta projeto para sustar decreto do governo que ameaça a segurança do setor elétrico

Deputada Lebrinha participa da Festa da Família em São Miguel do Guaporé

Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público

Obra de pavimentação em União Bandeirantes entra na fase final, afirma engenheiro em reunião com vereador Adalto