Rondônia, 15 de novembro de 2024
Política

Câmara derruba veto a projeto da vereadora Ellis Regina que beneficia deficientes visuais

Por 18 votos contrários ao veto, a Câmara Municipal de Porto Velho derrubou na sessão ordinária desta terça-feira 30.11 o Projeto de Lei Complementar 4271/2021, de autoria da vereadora Ellis Regina, que autoriza o Município a disponibilizar o cartão de vacinação em Braille a cidadãos com deficiência visual.

O Projeto foi rejeitado pela Comissão de Constituição, Justiça, e Redação (CCJR) sob a alegação de vício de iniciativa, pois iria gerar gastos à administração pública. A justificativa da comissão, no entanto, não se justificativa, pois os gastos seriam pequenos ´em vista´ dos benefícios que elas trariam a esses cidadãos.

“O projeto antes de tudo, possui alcance social, mas também é de saúde pública. São cidadãos que, por suas limitações e a falta de mobilidade que a cidade possui, são muito impactados nesse período de pandemia. É preciso dar a eles uma condição mais favorável para que possam ao menos se vacinar”, ressaltou a vereadora.

A justificativa do projeto traz números significativos da quantidade de deficientes visuais baseado no Censo do IBGE, na qual mostra que a capital possuía, em 2010, quase 20 mil cidadãos. É um quantitativo considerável de deficientes que poderiam ter seu acesso facilitado à vacinação com um cartão adaptado à sua especialidade.

“O cartão de vacinação Braile confere independência a quem não pode visualizá-lo, sem precisar de auxílio. Na maioria das vezes, o deficiente precisa do auxílio de parentes e amigos para realizar um procedimento simples, mas de grande importância para sua saúde. O cartão possui também caráter inclusivo”, ressaltou a vereadora.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa

Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de Thiago Flores para fortalecer controle sobre veículos envolvidos em crimes

Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras