Rondônia, 07 de setembro de 2024
Política

Câmara derruba veto e vai promulgar projeto da vereadora Ellis Regina sobre ozonioterapia

|
da Assessoria

A Câmara Municipal de Porto Velho derrubou na sessão desta segunda-feira 18.09, o veto imposto pela Procuradoria Geral de Porto Velho ao projeto (4.436/2023), de autoria da vereadora Ellis Regina (Podemos), que autoriza as unidades de saúde do SUS da capital a utilização da ozonioterapia como ferramenta de tratamento de pacientes.

O projeto foi vetado pela Prefeitura sob o argumento de que a ozonioterapia (apesar de ser autorizada pela Anvisa), não tinha efeitos científicos comprovados – ignorando o fato de que a técnica já ser de ampla utilização principalmente em procedimentos cirúrgicos, como na odontologia, por seu efeito anti-inflamatório e estimulante para geração de glóbulos vermelhos.

A vereadora esclareceu que, mesmo com a aposição do veto, a Lei de sua autoria vai ao encontro de uma recente Lei Federal, sancionada em agosto desse ano que autoriza o uso de ozonioterapia como tratamento complementar. Desde 2018, a prática foi incluída pelo Ministério da Saúde como auxiliar no tratamento de dor crônica e aumento de resposta ao sistema imunológico.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Deputado Ribeiro propõe criação das Brigadas de Combate a Incêndios e Catástrofes em Rondônia

Senador Jaime Bagattoli cobra explicações da ministra Marina Silva sobre os incêndios florestais e defende o produtor rural

Preocupado com a crise ambiental, Marcelo Cruz indica ao Governo que forneça máscaras para idosos e pessoas com comorbidades

Mobilização de garis arquiva projeto que cria gari comunitário