Câmara Municipal da capital promulga “Lei do Pix”, da vereadora Ellis Regina
A Câmara Municipal de Porto Velho promulgou e publicou no Diário Oficial do Município, a Lei 3.209/2024, de autoria da vereadora Ellis Regina (UBr), que permite o pagamento das tarifas dos coletivos de transportes urbanos, através de aplicativo PIX.
Caberá agora às empresas, após a regulamentação da Lei pelo Município, adotar as mudanças necessárias em seu sistema de bilhetagem eletrônica, adaptando-o à nova modalidade de pagamento. Várias capitais do País como Recife já utilizam essa modalidade.
Segundo a vereadora Ellis Regina, o seu projeto é contributivo e vai dar inclusive mais segurança às empresas que vão diminuir o manuseio de dinheiro em espécie, e observou que o pix é um aplicativo moderno e amplamente utilizado pela população em operações rápidas e seguras.
“Há anos o sistema aboliu os cobradores dos coletivos devido a bilhetagem eletrônica. Apesar disso, os motoristas acabaram assumindo essa função. A mudança no sistema de cobrança de tarifa faz parte das inovações tecnológicas e o setor de transporte precisa se adequar”, ressaltou.
De acordo com a Semtran, mensalmente são cerca de 900 mil pessoas transportadas, sendo que desse total, 450 mil são gratuidades (idosos e Pessoas com Deficiência (PcD), entre outros.
Veja Também
Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa
Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais
Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras