Rondônia, 07 de fevereiro de 2026
Política

Cassol e Expedito chegam a acordo e firmam chapão PSDB, PSD, PP, PR, PRB, DEM e SD

Um pacto de um chapão suprapartidário para a disputa eleitoral em Rondônia foi firmado na noite de quinta-feira, 21, entre os grupos liderados pelo ex-senador Expedito Junior e o atual senador Ivo Cassol. Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), determinando o imediato cumprimento da pena de Cassol, o parlamentar jogou a toalha e não mais concorre ao Governo como vinha alardeando na mídia nos últimos dias. Ficou definido que PSDB, PSD, PP, PR, PRB, DEM e SD se unem para lançar nomes a Câmara Federal, ao Senado (Marcos Rogério-DEM e Edézio Fernandes-PRB) e a nominata de estadual será discutida caso a caso em 3 encontros na Capital e interior do Estado. O primeiro deve acontecer dia 14 de julho em Porto Velho. Nesses encontros, o nome do candidato a governador do chapão e do vice também serão definidos. Há grande chance do ex-senador Expedito Junior ser indicado pelas lideranças e o atual deputado federal Luiz Cláudio (PR) ser o vice, escolha do senador Cassol.

À imprensa, Expedito Junior ainda nega as pretensões ao Governo, pois diz preferir ouvir todos os envolvidos no cenário e também os pré-candidatos postos, a exemplo do deputado Maurão de Carvalho (PMDB) e Acir Gurgacz (PDT). Mas como as vagas de senadores já estão ocupadas por Marcos Rogério e Edézio Fernandes, dificilmente Expedito deixa de concorrer a um cargo político nestas eleições.

Para Federal, os nomes de ponta do chapão são Mariana Carvalho (PSDB), Expedito Netto (PSD), Luiz Cláudio (PR), Jaqueline Cassol (PP) e Tiziu Jidalias (SD). Há conversações ainda com o Pros da ex-candidata Rosária Helena e o PTC do vereador Jair Montes.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Supremo acaba com os planos de Cassol e determina cumprimento imediato de pena por corrupção

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco