Cassol faz críticas à paralisação das obras da BR-319 no Congresso

Em uma audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado, nesta terça-feira, 20, o senador Ivo Cassol (PP-RO) fez duras críticas a decisão judicial que paralisou as obras de manutenção da BR 319. A rodovia liga Manaus a Porto Velho. A suspensão dos reparos foi ordenada pela Justiça Federal atendendo a um pedido do Ministério Público Federal do Amazonas, que alegou problemas no processo de licenciamento ambiental.
Ivo Cassol alegou que a decisão foi tomada com base num laudo do Ibama de 2015, que não corresponde a situação atual. O senador alertou que existe um forte esquema de corrupção para que as obras não sejam concluídas e cobrou uma solução do governo. “ Existe interesse financeiro dessas empresas que fazem o trajeto Manaus Porto velho em não concluir as obras. Vou ser duro, essa Casa, o Congresso está muito devagar, para não dizer que está frouxo. Quem faz as leis somos nós. Precisamos responsabilizar até o fiscal do Ibama que aplica uma multa indevida. Tenho saudades dos militares, naquela época as obras eram concluídas, como foi com a transamazônica”, protestou.
Ivo Cassol lembrou que os atrasos nas obras e a falta de infraestrutura acabam sendo pagos pelo contribuinte. “ O governo é incompetente. Os próprios órgãos do governo não se entendem. Nós estamos pagando a conta, não sou contra preservação ambiental, mas tem que ter critérios e regras. É muito claro isso, essa é uma obra de interesse nacional. Não temos outra interligação”, concluiu.
Veja Também
Aprovado PL de Dr. Luís do Hospital que garante oferta de Mounjaro no SUS
Assembleia vota orçamento 2026 na próxima semana; veja previsão para poderes e órgãos
Jaime Bagattoli: Senado aprova PEC que insere o Marco Temporal na Constituição