Rondônia, 23 de dezembro de 2024
Política

Cassol garante extensão do período de Defeso em Rondônia e Acre

Graças à interferência do senador Ivo Cassol (PP-RO) junto ao Ministério da Pesca, o período de Defeso será ampliado por mais 30 dias, prorrogáveis por mais 30, dependendo da situação do rio Madeira no mês que vem, nos estados de Rondônia e Acre. A informação foi confirmada ontem pelo diretor de Pesca Artesanal do ministério, engenheiro Henrique Almeida, e publicada no Diário Oficial da União.
Cassol foi procurado pelos sindicatos e colônias de pescadores no mês passado para que interviesse junto ao ministério da Pesca e ao IBAMA com o pedido de prorrogação devido às cheias do rio Madeira e seus afluentes, o que praticamente impede a pesca profissional causando grandes prejuízos aos pescadores profissionais. Sensível à situação daqueles profissionais, os ministérios entenderam a situação e decidiram Prorrogar, excepcionalmente, por 30 (trinta) dias, a contar de 16 de março de 2014, o período de defeso no Estado do Acre e nos municípios de Porto Velho, Nova Mamoré, Rolim de Moura e Guajará-Mirim no Estado de Rondônia, abrangidos pelas bacias hidrográficas dos rios federais, Madeira, Guaporé e Mamoré.
Com esta medida os pescadores profissionais que atuam nestas bacias continuarão a receber o benefício que seria cancelado no mês passado, com o fim do período do Defeso, por mais 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30, alcançando o mês de maio, dependendo dos níveis das águas no estado. “Felizmente os ministérios entenderam a gravidade da situação dos pescadores de Rondônia e do Acre, que terão um prazo maior para receber o benefício, falei com os ministros e eles acataram de imediato a medida, só demorou um pouco devido aos trâmites burocráticos, mas o importante é que o benefício será prorrogado”, disse Cassol.
Os pescadores beneficiados deverão buscar junto às colônias e sindicatos os detalhes para recebimento do seguro, que já está oficializado desde a publicação de ontem no Diário Oficial.

SIGA-NOS NO

Veja Também

ENCHENTE DEIXA MAIS DE 7 MIL ALUNOS FORA DA SALA DE AULA EM PORTO VELHO

Presidente da Assembleia é o deputado mais atuante de 2024, revela pesquisa

Marcos Rogério: Condenados por homicídio e estupro não terão progressão de pena

Senador Jaime Bagattoli cobra explicações do Incra sobre risco de expulsão de produtores do Assentamento Burareiro