Cassol solicita à Azul Linhas Aéreas que opere em Cacoal
O senador Ivo Cassol (PP-RO) recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira, o presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot, acompanhado do vice-presidente de Operações, Miguel Dau, do diretor de Relações Institucionais, Adalberto Febeliano e do deputado federal Nilton Capixaba, para encaminhar pedido de início de operações da empresa no aeroporto de Cacoal.
O presidente da Azul ficou impressionado com os números apresentados por Cassol, que além do ofício solicitando o início das operações entregou um relatório completo contendo os dados econômicos, populacionais e distâncias dos municípios que abrangem a região da Zona da Mata, Cone Sul e Vale do Guaporé, onde estão os potenciais passageiros da empresa.
Segundo o presidente Pedro Janot, a Azul tem como base o aeroporto de Viracopos, em Campinas, onde fica sua sede. A empresa, que está no mercado a dois anos e meio, conta atualmente com 31 aviões a jato EMB-195 com capacidade para 110 passageiros, todos fabricados pela Embraer (outros 40 foram encomendados), e 6 aviões turboélices modelo ATR-42, de fabricação européia, com capacidade para 66 passageiros. A empresa está operando em 106 vôos diários para 36 destinos e conta atualmente com 3.600 funcionários, devendo chegar a 5.000 até o fim do ano. Segundo Janot, a Azul é a empresa aérea que mais cresceu no mundo nos últimos dois anos, além de ser a mais eficiente e pontual do setor.
O presidente da Azul ficou impressionado com os números apresentados por Cassol, que além do ofício solicitando o início das operações entregou um relatório completo contendo os dados econômicos, populacionais e distâncias dos municípios que abrangem a região da Zona da Mata, Cone Sul e Vale do Guaporé, onde estão os potenciais passageiros da empresa.
Diante dos números, Janot confirmou o interesse da empresa em operar no aeroporto de Cacoal, o que só será possível após um estudo de viabilidade técnica e econômica da região e do aeroporto. Hoje, por exemplo, a empresa não poderia operar com suas aeronaves devido que ainda não está em funcionamento o auxílio-rádio, equipamento que permite a conversa entre o piloto e o operador em terra, para controle de pousos e decolagens. Mas, segundo o deputado Nilton Capixaba, os equipamentos já foram licitados e deverão ser instalados em breve.
Preocupado com o desenvolvimento do estado, o senador Ivo Cassol explicou que a implantação de uma empresa aérea no aeroporto de Cacoal é fundamental para o crescimento da região e de Rondônia, uma vez que o agronegócio é a grande vocação de Cacoal e dos municípios ao redor. Com a implantação de uma empresa aérea em Cacoal ficará muito mais fácil e rápido para a população local se deslocar para os grandes centros do país, exportar a produção e, principalmente, trazer empresários interessados em investir no estado, a exemplo da própria Azul, que desconhecia nosso potencial, disse.
Os diretores da Azul Linhas Aéreas iniciarão um estudo de viabilidade nos próximos dias, com visitas e pesquisas em Cacoal e municípios próximos, visando a implantação da empresa. Rentabilidade em voar para o estado, custo das tarifas e base regional de apoio das aeronaves são os principais desafios que teremos que enfrentar, mas a princípio vemos com muito interesse a operação em Cacoal, afirmou Janot ao fim da reunião, quando recebeu de Cassol um chapéu e o convite para conhecer Rondônia e praticar a pesca esportiva no rio Guaporé, convite prontamente aceito pelo presidente.
Site está disponível
A partir de hoje, quarta-feira, está disponível na internet o site do senador Ivo Cassol, desenvolvido pela equipe de gabinete e o Prodasen, órgão do senado encarregado da informática.
No site poderão ser acessadas todas as matérias da atuação parlamentar do senador, projetos, propostas e votos, bem como sua agenda diária e eventos que participou. Os internautas também poderão encaminhar sugestões de projetos de lei e solicitações diversas, que serão analisadas pela equipe administrativa do gabinete para posterior encaminhamento à Comissão que se destinar e, sendo aprovada, levada a plenário para se tornar Lei.
Para acessar o site basta o internauta entrar na página do Senado Federal: www.senado.gov.br clicar na lista de senadores e em seguida clicar sobre o link do senador Ivo Cassol, do lado direito no centro da página. Através de sites de pesquisas, como o Google, o acesso é direto ao site.
Veja Também
Cassol cobra sindicatos sobre corrupção na Prefeitura de Porto Velho
Presidente da Assembleia é o deputado mais atuante de 2024, revela pesquisa
Marcos Rogério: Condenados por homicídio e estupro não terão progressão de pena