COM DECISÃO DO STF, QUASE 45 MIL VOTOS DEVEM SER VALIDADOS NA DISPUTA PELA ASSEMBLÉIA EM RONDÔNIA; NA CÂMARA SERÃO 28.993 VOTOS A MAIS
A decisão do STF, nesta quarta-feira em adiar a entrada em vigor da Lei da Ficha Limpa vai alterar o quadro de deputados estaduais em Rondônia e pelo menos uma mudança já é conhecida: entra Marcos Donadon (PMDB) e sai David Chiquilito (PC do B). Donadon não teve os votos validados porque o TSE entendia que a Lei da Ficha Limpa impedia o registro da candidatura dele. No caso, Donadon foi barrado por condenação em ação criminal por peculato e formação de quadrilha.
Na Câmara Federal não deve ocorrer nenhum impacto, isso porque o STF já garantiu a validade dos votos de Natan Donadon (PMDB), que segue como parlamentar até decisão final de sua condenação por corrupção.
Donadon será o primeiro político beneficiado diretamente. Isso porque com a decisão do Supremo, sua candidatura será deferida e seus 9.921votos contabilizados. No quadro geral, o PMDB sairá de 80.829 votos para 94.328. Apesar de ter garantido votação expressiva, o ex-deputado Kaká Mendonça (PTB) que registrou 10.663 votos não será beneficiado diretamente, mas assegura a primeira suplência da frente PP / PTB / PTN. Como a Lei da Ficha Limpa não poderia valer para 2.010, exatos 43.864 dos considerados ficha sujas serão validados na eleição para deputado estadual em Rondônia.
Na Câmara Federal não deve ocorrer nenhum impacto, isso porque o STF já garantiu a validade dos votos de Natan Donadon (PMDB), que segue como parlamentar até decisão final de sua condenação por corrupção.
Veja Também
DONADON GANHA LIMINAR E RETORNA A ASSEMBLÉIA
TSE MANTÉM DECISÃO DO TRE E DONADON FICA LONGE DA ASSEMBLÉIA
Luiz Fux vota contra validade da Lei da Ficha Limpa na eleição de 2010
Supremo derruba validade da Ficha Limpa nas eleições de 2010
TSE aplica decisão do Supremo sobre Ficha Limpa em oito recursos
TSE PODE DEFERIR CANDIDATURA DE DONADON NESTA QUINTA-FEIRA
TSE DEFERE LIMINAR E MARCOS DONADON PODE ASSUMIR ASSEMBLÉIA NA PRÓXIMA SEMANA NO LUGAR DE DAVID ERSE
TSE explica decisão que beneficia Marcos Donadon
Donadon será diplomado nesta quinta-feira; TRE torna sem efeito diploma de David Erse