Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Comissão da Assembleia discute direito prioritário a pessoas com autismo na saúde pública do estado

|
da Assessoria

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Rondônia discutiu e votou projetos nesta terça-feira (6). Entre as proposições deliberadas, os parlamentares discutiram sobre o projeto de lei que garante o direito prioritário, com identificação visual na pulseira colorida de classificação aos usuários com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na rede pública de saúde do estado.

De acordo com o Projeto de Lei 76/2023, de autoria da deputada Rosângela Donadon (União Brasil), a proposição tem por objetivo promover a garantia do atendimento humanizado preconizado e integral aos usuários com TEA, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA, um transtorno no desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social. O projeto teve parecer favorável do relator Delegado Camargo (Republicanos), que foi acompanhado pelos demais componentes da comissão.

A CCJR é composta pelos deputados: Ismael Crispin (PSB), Laerte Gomes (PSD), Luizinho Goebel (PSC), Delegado Lucas (PP), Alan Queiroz (Podemos), Delegado Camargo, Dra Taíssa (PSC), e os suplentes Jean Mendonça (PL) e Jean Oliveira (MDB).

Na reunião desta terça-feira estavam presentes o presidente, Ismael Crispin, e os membros Dra Taíssa, Luizinho Goebel, Delegado Camargo e Lucas Torres.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público

Vídeo: Esquema milionário liderado por Everaldo Fogaça envolve sites da família e de funcionários ligados a gabinete na Câmara Municipal

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília