Rondônia, 17 de dezembro de 2025
Política

Comissão de Constituição e Justiça distribui projetos e delibera

A reunião da Comissão de Constituição e Justiça foi presidida pelo deputado Adelino Follador (DEM), que distribuiu os projetos que chegaram à comissão com a finalidade de relatoria e parecer dos parlamentares. Os deputados se reuniram para deliberar e distribuir projetos para relatoria, nesta terça-feira (10), no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

O projeto de Veto Total n° 048/16 de autoria do Poder Executivo/Mensagem 060, o de Veto Total ao Projeto de Lei n° 248/15, de autoria coletiva, que “altera a Lei n° 3.138 de 05 de Julho de 2013 e dá outras providências” serão relatados pelo deputado Laerte Gomes (PSDB).

O deputado Adelino Follador fará o parecer ao Projeto de Resolução nº 63/16, de autoria do deputado Cleiton Roque, que institui no âmbito da Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar Permanente em apoio a Micro e Pequena Empresa.

O Projeto de Lei Complementar 082/16, de autoria do Poder Executivo/ Mensagem 057, que altera e revoga dispositivos da Lei Complementar n° 432, de 3 de março de 2008, que “Dispõe sobre a Nova Organização do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado de Rondônia e dá outras providências”, será relatado pelo deputado Jesuíno Boabaid (PMN).

Adelino Follador fará o parecer ao Projeto de Lei Complementar 083/16, de autoria do Poder Executivo/Mensagem 058, Altera o anexo II, da Lei Complementar n° 827, de 15 de julho de 2015, que “dispõe sobre a estruturação organizacional e o funcionamento da Administração Pública Estadual, extingue, incorpora órgãos do Poder Executivo Estadual e dá outras providências”.

Marcelino Tenório (PRP) relatará o Projeto de Lei 370/16, de autoria do Poder Executivo/Mensagem 054. Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar por anulação, até o montante de R$ 3.687.599,00 em favor da Unidade Orçamentária: Fundo Especial de Proteção Ambiental (Fepram).

O Projeto de Lei 371/16, de autoria do Poder Executivo/Mensagem 055, autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar por superávit financeiro, até o montante de R$ 3.517.667,14, em favor da Unidade Orçamentária. O Fundo Especial de Reequipamento Policial (Funrespol) será relatado pelo deputado Léo Moraes (PTB).

A Deputada Lúcia Tereza (PP), fará o relatoria ao Projeto de Lei 374/16, de autoria do deputado Airton Gurgacz (PDT), proíbe a inauguração e a entrega de obras públicas incompletas ou que, embora concluídas, não estejam em condições de atender a população.

Adelino Follador ao Projeto de Lei 376/16, de autoria do deputado Léo Moraes, altera e dá nova redação ao art. 27 - A da Lei n° 688, 27 de novembro de 1996, e dá outras providências.

Laerte Gomes ao Projeto de Lei 377/16, de autoria do deputado Maurão de Carvalho (PMDB) que institui a Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Surto de Microcefalia associada ao vírus Zika e dá outras providências.

O Projeto de Lei 380/16, de autoria do deputado Adelino Follador, que declara de utilidade pública a Associação Comercial e Industrial de Alto Paraíso, ACIAP, no Município de Alto Paraíso será relatado pelo deputado Jesuíno Boabaid.

E o Projeto de Lei 381/16, de autoria do deputado Lazinho da Fetagro (PT), que altera e acrescenta dispositivos à Lei n° 3.314 que assegura a jovem de família de baixa renda de até 29 anos e aos estudantes, o desconto de 50% do valor do ingresso cobrado em espetáculos esportivos, culturais, de lazer e outros afins e dá outras providências, terá relatoria da deputada Lúcia Tereza.

Parecer

O Projeto de Lei 378/16, de autoria do deputado Maurão de Carvalho, que dispõe sobre o fornecimento gratuito de repelente contra o mosquito Aedes aegypti e dá outras providências, foi arquivado a pedido do deputado Jesuíno Boabaid por criar ônus ao estado, sendo que a Assembleia não pode deliberar sobre isso, tendo que o projeto partir do Executivo.

O Projeto de Lei 071/2016, que cria a Estância Turística no município de Porto Velho, de autoria do deputado Maurão de Carvalho, foi pedido vistas pelo deputado Jesuíno para que o proponente possa apresentar os laudos com estudos e análises técnicas exigíveis por Lei.

Já a deputada Lúcia Tereza concedeu parecer favorável ao Projeto de Lei 379/16, de autoria do deputado Lazinho da Fetagro, que declara de utilidade pública a Associação Abraço, com sede no município de Jaru.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Marcos Rogério apresenta projeto para sustar decreto do governo que ameaça a segurança do setor elétrico

Deputada Lebrinha participa da Festa da Família em São Miguel do Guaporé

Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público

Obra de pavimentação em União Bandeirantes entra na fase final, afirma engenheiro em reunião com vereador Adalto