Rondônia, 19 de dezembro de 2025
Política

Comissão de Educação aprova projeto de Aélcio voltado a programas de orientação vocacional

Durante a reunião da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, o deputado Adelino Follador (DEM) emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei n° 361/2016, de autoria do deputado Aélcio da TV (PP), que dispõe sobre o desenvolvimento de programas de orientação vocacional e profissional em benefício dos alunos de ensino médio no Estado.

Sobre a propositura, Aélcio da TV ressaltou que a falta de um instrumento que possibilite esclarecer as dúvidas dos alunos durante o ensino médio, em relação a um norte sobre a vida profissional, motivou a criação do projeto.

O deputado defendeu que o momento de definição profissional é gerador de muitas incertezas. “Os alunos passarão boa parte da vida desempenhando atividades profissionais que dependerão das suas próprias escolhas”, salientou.

Para o parlamentar, a orientação vocacional bem ministrada por profissionais capacitados acrescentará muito ao importante processo de decisão. Levando em conta que as avaliações servirão como um grande auxílio na escolha dos caminhos profissionais que os jovens estariam aptos a percorrer.

“O intuito é auxiliar os estudantes do ensino médio a definir e escolher com segurança a profissão que condiz com suas habilidades, evitando assim futuras desistências, troca de curso e também frustrações profissionais advindas de uma má escolha”, concluiu o parlamentar.

O voto pela aprovação do projeto, emitido pelo relator Adelino Follador, foi acompanhado pela presidente da Comissão, Lúcia Tereza (PP), e pelos membros Rosângela Donadon (PMDB) e Aélcio da TV. A matéria agora segue para apreciação em Plenário.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Assembleia aprova projeto que autoriza Rondônia a aderir a novo programa de revisão de dívidas com a União

Sílvia Cristina cobra votação da PEC 101, que assegura plano de saúde para servidores da extinta Sucam

Assembleia Legislativa entra em recesso e votação do Orçamento de 2026 fica para janeiro

Vale do Guaporé: projeto apoiado pela Energisa prevê a soltura de mais de 2 milhões de filhotes de quelônios em Rondônia