Comissão de Educação da Assembleia discute eleição de diretores de escolas
A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa se reuniu na manhã desta quarta-feira (06), no plenarinho 01, sob a presidência do deputado Adelino Follador (DEM) e com as presenças dos deputados Ismael Crispin (PSB) e Cabo Jhony Paixão (Republicanos).
Cabo Jhony levantou uma questão que chegou ao seu conhecimento, apontando que o processo de definição de escolha dos diretores das escolas estaduais, teria como pré-requisito a formação em pedagogia. "Se for dessa forma, os formados em outras licenciaturas, como biologia, física, química, por exemplo, não poderiam concorrer", detalhou.
Ismael Crispin apontou que é preciso verificar a norma em vigor, mas seria importante saber em detalhes os critérios para a escolha. "Houve uma mudança na data de escolha para os diretores, para final de ano. Podemos requerer os critérios e conhecer melhor o processo, fundamentado na legislação em vigor".
Reserva Remunerada
Adelino aproveitou para registrar que os 88 policiais militares da reserva remunerada, que atuam nas escolas militarizadas, e estavam correndo o risco de terem os contratos cancelados agora no final de outubro, foram mantidos nas funções.
"Felizmente, isso foi resolvido. Já temos poucos policiais nas ruas e eles ainda seriam retirados para funções administrativas nas escolas. O Governo contornou a situação e isso foi resolvido, graças também à mobilização dos deputados estaduais. Parabenizar o governador Marcos Rocha (PSL) e toda a sua equipe, por ter solucionado o impasse", observou.
Cabo Jhony disse que ficou feliz em ter destinado recursos, via emenda parlamentar, para garantir a continuidade dos policiais da reserva em suas funções. "O governador tem esse compromisso com as escolas militarizadas e a nossa expectativa é de que esse trabalho continue se expandindo. Meu sonho era de que, cada município, recebesse pelo menos uma escola militarizada, mas sabemos que isso não é possível ainda, infelizmente", completou.
Ifro
Foi definido que no dia 20/11, na reunião da Comissão, o reitor do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Uberlando Tiburtino, para apresentar as ações e demandas do Instituto, atendendo ao convite do deputado Adelino Follador.
Parecer
O deputado Cabo Jhony Paixão emitiu parecer favorável ao PL 264, de autoria do deputado Dr. Neidson (PMN), que foi aprovado.
Veja Também
Presidente do Cofen recebe prefeito eleito de Porto Velho
Deputada Lebrinha busca solução com DER para manutenção da rodovia Mário Nonato
Comissão da Assembleia intensifica combate ao assédio e discriminação no ambiente de trabalho