Rondônia, 16 de novembro de 2024
Política

Comissão de Ética vota pelo afastamento do deputado Geraldo da Rondônia por dois meses

Em sessão realizada nesta terça-feira (22), a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa votou pelo afastamento por dois meses do deputado estadual José Geraldo dos Santos, o Geraldo da Rondônia, acusado de quebra de decoro parlamentar em representação do Partido Republicano da Ordem Social (PROS). O relatório do deputado Eyder Brasil foi acompanhado pelos parlamentares Luizinho Goebel, Jonny Paixão e Chiquinho da Emater. A decisão será encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, e depois será votada em plenário. Caso avance, o parlamentar será suspenso por dois meses de suas atividades, embora não esteja esclarecida a questão dos pagamentos de salários para ele e seus assessores.

Geraldo da Rondônia é acusado de invasão a um hospital público em Ariquemes e proferir ofensas à direção da unidade; dirigir palavras de baixo calão a uma dançarina durante uma festividade na mesma cidade; e pesa contra ele investigação policial por sonegação. Na sessão de hoje, o parlamentar não esteve presente, embora notificado, e nem enviou advogados para aproveitar o tempo aberto para defesa.

O deputado Jean Mendonça também faz parte da Comissão de Ética, mas pediu para ser substituído porque “tem um problema particular com Geraldo da Rondônia”. A mesma Comissão de Ética, há meses, decidiu arquivar uma representação contra o deputado estadual Eurípedes Lebrão, flagrado recebendo propina de um empresário ligado ao ramo de coleta de lixo. Na época, a Casa entendeu que o assunto não tem alçada política, mas criminal, esfera onde o processo tramita.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa

Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de Thiago Flores para fortalecer controle sobre veículos envolvidos em crimes

Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras