Rondônia, 19 de dezembro de 2025
Política

Comissão de Fiscalização e Controle da ALE vai acompanhar obras das hidrelétricas

Criada ainda na gestão do ex-deputado Natanael Silva, a Comissão de Fiscalização e Controle da Assembléia Legislativa será responsável pelo acompanhamento das obras de construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira. É a primeira vez que a Casa de Leis assume o papel definitivo de órgão fiscalizador dos empreendimentos,que até hoje só recebeu elogios, mas passa por grandes problemas especialmente nas áreas trabalhista e ambiental.

Na sessão de terça-feira passada, requerimento do deputado Miguel Sena (PV-Guajará) foi aprovado propondo ação direta dos parlamentares no desenvolvimento das ações do consórcio responsável por Santo Antônio e Jirau.
Sena diz ter recebido uma série de denúncias de moradores de comunidades ribeirinhas que estão sofrendo com as conseqüências originadas por essas obras, as quais mudaram radicalmente o cotidiano do município, nas áreas rural e urbana.
“Esses consórcios apresentam-se como empresas poderosas e que não devem obrigações a ninguém”. Ao concluir afirmou o parlamentar ser necessário maior rigor dos órgãos de fiscalização ambiental, diante dos estragos ambientais que o consórcio vem promovendo, inclusive quanto ao aspecto social e o atendimento aos ribeirinhos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Assembleia aprova projeto que autoriza Rondônia a aderir a novo programa de revisão de dívidas com a União

Sílvia Cristina cobra votação da PEC 101, que assegura plano de saúde para servidores da extinta Sucam

Assembleia Legislativa entra em recesso e votação do Orçamento de 2026 fica para janeiro

Vale do Guaporé: projeto apoiado pela Energisa prevê a soltura de mais de 2 milhões de filhotes de quelônios em Rondônia