Comissão de Infraestrutura aprova requerimento do senador Jaime Bagattoli para que ministro dos Transportes esclareça situação da Ponte Binacional

Após ter o processo licitatório suspenso, o cronograma de obras da Ponte Binacional Brasil-Bolívia levantou dúvidas em Brasília e, principalmente, entre parlamentares de Rondônia. Um dos maiores apoiadores do empreendimento, o senador Jaime Bagattoli (PL) conseguiu a aprovação do Requerimento 102/2024, nesta terça-feira (12), para que o Ministro dos Transportes, Renan Filho, preste informações à Comissão de Infraestrutura sobre a suspensão do processo.
“Não podemos deixar de reforçar, em nenhum momento, a importância que essa obra tem para o desenvolvimento de Rondônia e do Brasil. Por isso, é de suma importância que o Governo Federal e os órgãos competentes deem garantias de que o prazo da obra será mantido”, declarou o senador, autor do requerimento.
Na última semana, Jaime esteve no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para discutir o andamento da Ponte Binacional Brasil-Bolívia e questionou o departamento sobre o impacto que a decisão terá no cronograma de construção da obra.
A suspensão do processo licitatório aconteceu após questionamentos sobre o atestado de capacidade técnica das duas empresas melhor colocadas na fase inicial do processo. Os questionamentos foram enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU) que determinou ao DNIT que o processo retorne para a fase de análise das propostas.
PONTE BINACIONAL
Importante obra para a economia e o desenvolvimento de Rondônia, a Ponte Binacional pretende ligar o município de Guajará-Mirim (RO) e a cidade boliviana de Guayaramerin. A ponte terá uma extensão de 1,22 quilômetro e deve oferecer uma nova rota para transporte de cargas e passageiros, fomentando a economia do estado.
A previsão de conclusão da ponte, segundo o Governo Federal, é para o ano de 2027.
Veja Também
Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho
Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília
Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor
Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais