Rondônia, 29 de abril de 2025
Política

Comissão de Infraestrutura do Senado debate concessão da BR-364 em Rondônia na próxima terça-feira

Roque de Sá/Agência Senado

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado vai promover uma audiência pública na próxima terça-feira (25) para debater a concessão da BR-364 em Rondônia. O debate é um pedido do presidente do colegiado, senador Marcos Rogério (PL-RO). Ele vai ocorrer logo após a sessão deliberativa, marcada para 9 horas.

Para a audiência, estão convidados: o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício de Oliveira Galvão; o diretor-geral em exercício da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Rodrigues Sampaio; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO), Edison Rígoli; e o consultor da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Thiago Bras Rocha.

De acordo com o senador Marcos Rogério, a BR-364 é estratégica para Rondônia, pois atravessa o estado, ligando a capital, Porto Velho, ao restante do país. Em seu requerimento, o senador registra que as autoridades alertam que o agronegócio de Rondônia será gravemente afetado nos próximos trinta anos devido aos altos custos e ao baixo volume de obras previstos na concessão da BR-364.

A concessão da estrada pelo governo federal é recente. E há várias reclamações dos produtores. Entre elas, estão o número elevado de praças de pedágio e a pouca quilometragem prevista para trecho duplicado. Segundo o requerimento, estimativas apontam que sem duplicação da via e com pedágios caros a atividade de transporte de carga poderá se tornar inviável, com custos adicionais de quase R$ 2 mil por viagem.

A audiência terá caráter interativo, com a possibilidade de participação popular.

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Insumos para Saúde estão em falta, denuncia vereador, desmentindo promessa de campanha de Léo Moraes

Vereador Adalto de Bandeirantes se reúne com adjunto da Casa Civil, Carlos Magno

“Moratória da soja é um desrespeito à legislação nacional e aos nossos produtores”, diz senador Jaime Bagattoli após audiência pública

Deputado Thiago Flores destina R$ 250 mil ao IFRO de Vilhena e apoia projeto para mulheres em situação de vulnerabilidade