Comissão de Segurança Pública recebe comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia
Na manhã desta terça-feira (15), a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Rondônia, presidida pelo deputado Ismael Crispin (PSB), com a presença dos deputados Eyder Brasil, Anderson Pereira e Ribamar Araújo recebeu o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, o coronel PM James Alves Padilha, para estreitar os laços entre o poder legislativo e a instituição e ainda verificar o andamento das ações para o ano de 2022.
O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, agradeceu o convite da Comissão e ressaltou que entre os pontos que precisam de atenção do poder legislativo está a questão do Projeto de Lei Ordinária 1515/2021 “Aprova o Código de ética e Disciplina dos Militares do Estado de Rondônia”. “Esse PL está tramitando na Casa e precisa do apoio desta comissão para ser aprovado”, disse.
Na ocasião, o presidente fez o compromisso de verificar o andamento do PL para garantir que ele seja aprovado o quanto antes. “A pauta da Casa está trancada e muitos projetos estão aguardando para serem aprovados, mas este estará entre as prioridades desta Comissão”, apontou.
Segundo o comandante-geral, o estatuto da Polícia Militar também precisa ser pautado, considerando a importância do mesmo para a vida militar. “Ele ainda está em processo de ajustes e em breve estará na Casa de Leis para apreciação, na expectativa de ser votado em caráter de urgência”, disse.
REGIONALIZAÇÃO DOS PRESÍDIOS
Entre os pontos debatidos na reunião, o presidente da comissão relatou sua preocupação com as casas de detenção de Cerejeiras, Colorado, Santa Luzia D’Oeste e São Francisco do Guaporé. “A discussão a respeito da regionalização dos presídios está ganhando corpo e a comunidade jurídica já começa a se preocupar com os prejuízos econômicos, as famílias começam a se preocupar com a logística de transporte, pois quando se fala em regionalização estamos falando em mudanças de bases, mudanças sociais e outras”, indagou.
Aproveitando a presença do comandante-geral, o deputado Ismael Crispin sugeriu a realização de uma reunião na Comissão com todos os envolvidos, entre eles gestores dos municípios já citados, comunidade e os secretários de Justiça e de Segurança do Estado. “Precisamos debater esse assunto com todos os atores para que amanhã, esse prejuízo seja menor”, finalizou.
Veja Também
DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha
Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego
Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru
Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura