Rondônia, 05 de fevereiro de 2026
Política

Comissão do Senado aprova projeto que limita juro do cartão de crédito

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou projeto que define um teto para o juro do cartão de crédito ao equivalente ao dobro do CDI, próxima à Selic, hoje em 14% ao ano. Ou seja, caso a proposta já estivesse em vigor, o limite da taxa cobrada pelos bancos no chamado rotativo, quando o cliente financia parte da fatura, seria equivalente a cerca de 28% ao ano.


O senador Ivo Cassol, autor do projeto, disse que os juros abusivos exigem limites regulatórios. Com a aprovação na CAE, o projeto seguirá para votação em plenário.

Na semana passada, o Banco Central informou que o juro médio do rotativo do cartão de crédito em outubro ficou em 475,8% ao ano, o maior do mundo. Mesmo o crédito com desconto em folha de pagamento, o consignado, teve taxa média de 29,5% em outubro, acima do nível proposto pelo projeto aprovado pela CAE.



Solidariedade

O senador Ivo Cassol manifestou solidariedade e enviou votos de pesar aos familiares das vítimas do acidente com o avião que transportava a equipe de futebol da Chapecoense, profissionais da imprensa e convidados, nesta terça-feira.

"Sou catarinense de nascimento e meus conterrâneos estão passando por uma grande perda. Deixo aqui os meus sentimentos, meus pêsames e minha solidariedade às famílias enlutadas neste triste momento do esporte", disse.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa