Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Comissão recebe cúpula da Sejus para explicar denúncias de agentes penitenciários

O deputado Léo Moraes (PTB) presidiu a reunião da Comissão de Segurança Pública, realizada na manhã desta terça-feira (12), no Plenário da Assembleia Legislativa. A cúpula da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), a gerência regional do Sistema Prisional Estadual, além de representantes de sindicatos e associações de agentes penitenciários e socioeducadores participaram da reunião.

Léo Moraes informou que a categoria vem fazendo uma série de denúncias contra a gerência da Sejus. Entre elas, casos de perseguição, assédio moral, baixo efetivo, falta de equipamentos para o exercício da função e falta de segurança aos trabalhadores estão entre as principais reclamações.

O deputado Dr. Neidson (PMN) explicou que o Sindicatos dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores do Estado de Rondônia (Singeperon), encaminhou ofício solicitando a realização da referida reunião para discutir, ainda, a contratação de novos agentes que aguardam posse, PCCR, estatuto, pagamento de adicional de insalubridade e periculosidade, escala de serviços e a saída da gerência do sistema penitenciário.

Segundo Dr. Neidson, a categoria pediu que o parlamentar fizesse uma visita nos presídios em Porto Velho. Atendendo à solicitação, o deputado disse ter feito uma vistoria surpresa onde pode constatar a realidade vivida pelos servidores que trabalham no sistema prisional.

O parlamentar apresentou um vídeo gravado durante a visita que, segundo ele, comprova a precariedade das condições de trabalho oferecidas aos agentes, principalmente na troca de plantão noturno. Para o deputado, a Penitenciária Estadual Ênio Pinheiro deve ser demolida.

Léo Moraes passou a palavra ao secretário adjunto da Sejus, Marcus Amaral, que ao lado do staff da secretaria apresentou relatório de compromissos que o órgão teria firmado com o Ministério Público. Após ouvir as explanações do adjunto e demais integrantes do sistema prisional, Léo Moraes ouviu representantes da categoria.

Ao final dos debates e considerações de todos os participantes, dois termos de compromisso foram acordados entre os deputados e a Sejus. De acordo com o documento, Marcus do Amaral, em nome do órgão, se comprometeu a encaminhar à Assembleia e ao Singeperon, no prazo de 60 dias, a proposta do PCCR da categoria e até o próximo dia 20 de abril, entregar o cronograma de posse dos agentes penitenciários aprovados no último concurso. 

Além do presidente da Comissão de Segurança Pública, Jesuíno Boabaid (PMN), os deputados Léo Moraes, Dr. Neidson e o adjunto da Sejus, assinaram os termos de compromisso o presidente da Casa de Leis, Maurão de Carvalho (PMDB) e os deputados, José Lebrão (PMDB), Alex Redano (PRB), Laerte Gomes (PSDB), Hermínio Coelho (PDT), Só na Bença (PMDB), Adelino Follador (DEM) e Cleiton Roque (PSB).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vídeo: Esquema milionário liderado pelo vereador Fogaça envolvia agência e ex-secretária

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor