Conferência do Parlamento Amazônico debate potencialidades da região na ALE
O plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia sediou nesta quinta-feira (30) a primeira reunião ordinária do ano da Associação do Parlamento Amazônico. O encontro serviu para promover a troca de estratégias e experiências para a promoção do debate de propostas que buscam o desenvolvimento regional por meio da Amazônia Legal Brasileira, composta por: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins.
O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz (Patriota), destacou a oportunidade de sediar a primeira reunião do ano. “Tenho que agradecer os 24 deputados estaduais de Rondônia que estão nos apoiando e todos colaboradores para realizarmos esse evento tão grandioso. Queremos que o nosso estado de Rondônia desenvolva ainda mais, assim como toda região amazônica. Hoje, Rondônia é um novo eldorado do mundo e o segredo para que nosso estado tenha esse grandioso destaque, com a menor taxa de desemprego do país com 3,1%, é a parceria existente entre essa Casa de Leis e o governo de Rondônia”, destacou Marcelo Cruz.
Marcelo Cruz ainda ressaltou a importância de Rondônia para a comercialização de alimentos e quer um foco dos parlamentares em ações para a implantação de novos corredores para escoar ainda mais a produção do estado. “Em Rondônia brota uma das maiores fábricas de comida do mundo e a união dos poderes democráticos faz com que o estado se desenvolva cada vez mais. Precisamos atender uma das pautas que é a pavimentação da BR-319 assim como retomar a discussão para a construção de pontes com os países vizinhos. Meu desejo é que sigamos unidos como um parlamento forte para construirmos uma pauta para o parlamento federal de valorização do nosso estado pela manutenção da selva em pé”, acrescentou.
Para a presidente da Associação do Parlamento Amazônico, deputada estadual Edna Auzier (PSD-AP), é essencial que as discussões realizadas no encontro sejam realmente implementadas no desenvolvimento da Amazônia Legal. “Temos certeza da riqueza que nós temos em nossa região e temos que fazer com que toda discussão realmente saia do papel e aconteça de fato. Vamos formatar uma carta e entregar ao nosso ministro Waldez Góes e também ao presidente Lula para que possamos formalizar um pacto e atuar efetivamente para realmente mudarmos o panorama da população da nossa região”, ressaltou.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), a união dos poderes tem feito toda a diferença em prol do desenvolvimento do estado. “Gostaria de destacar a atuação da assembleia como importante parceira do governo do estado por meio de um trabalho justo e determinado. É uma união que tem garantido inúmeros benefícios para áreas fundamentais, permitindo fazer a diferença em favor da nossa população”, pontuou Marcos Rocha.
Em seguida, o secretário nacional de Fundos e Instrumentos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Eduardo Corrêa Tavares, apresentou palestra com o tema “O investimento de recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional do Brasil, para os estados que integram a Amazônia Legal”, tendo sua pauta discutida entre os deputados estaduais.
Na sequência, o deputado Wilker Barreto (Cidadania-AM) pontuou a importância da Zona Franca de Manaus para o desenvolvimento da economia da Amazônia Legal. Já o deputado Sinésio Campos (PT-AM) fechou o ciclo de apresentações destacando o projeto "Multimodal Manta-Manaus", o qual encurta as distâncias comerciais entre o Brasil e a Ásia.
Veja Também
Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa
Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais
Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras