Rondônia, 17 de novembro de 2024
Política

Conferência do Parlamento Amazônico debate potencialidades da região na ALE

O plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia sediou nesta quinta-feira (30) a primeira reunião ordinária do ano da Associação do Parlamento Amazônico. O encontro serviu para promover a troca de estratégias e experiências para a promoção do debate de propostas que buscam o desenvolvimento regional por meio da Amazônia Legal Brasileira, composta por: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins.

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz (Patriota), destacou a oportunidade de sediar a primeira reunião do ano. “Tenho que agradecer os 24 deputados estaduais de Rondônia que estão nos apoiando e todos colaboradores para realizarmos esse evento tão grandioso. Queremos que o nosso estado de Rondônia desenvolva ainda mais, assim como toda região amazônica. Hoje, Rondônia é um novo eldorado do mundo e o segredo para que nosso estado tenha esse grandioso destaque, com a menor taxa de desemprego do país com 3,1%, é a parceria existente entre essa Casa de Leis e o governo de Rondônia”, destacou Marcelo Cruz.

Marcelo Cruz ainda ressaltou a importância de Rondônia para a comercialização de alimentos e quer um foco dos parlamentares em ações para a implantação de novos corredores para escoar ainda mais a produção do estado. “Em Rondônia brota uma das maiores fábricas de comida do mundo e a união dos poderes democráticos faz com que o estado se desenvolva cada vez mais. Precisamos atender uma das pautas que é a pavimentação da BR-319 assim como retomar a discussão para a construção de pontes com os países vizinhos. Meu desejo é que sigamos unidos como um parlamento forte para construirmos uma pauta para o parlamento federal de valorização do nosso estado pela manutenção da selva em pé”, acrescentou.

Para a presidente da Associação do Parlamento Amazônico, deputada estadual Edna Auzier (PSD-AP), é essencial que as discussões realizadas no encontro sejam realmente implementadas no desenvolvimento da Amazônia Legal. “Temos certeza da riqueza que nós temos em nossa região e temos que fazer com que toda discussão realmente saia do papel e aconteça de fato. Vamos formatar uma carta e entregar ao nosso ministro Waldez Góes e também ao presidente Lula para que possamos formalizar um pacto e atuar efetivamente para realmente mudarmos o panorama da população da nossa região”, ressaltou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), a união dos poderes tem feito toda a diferença em prol do desenvolvimento do estado. “Gostaria de destacar a atuação da assembleia como importante parceira do governo do estado por meio de um trabalho justo e determinado. É uma união que tem garantido inúmeros benefícios para áreas fundamentais, permitindo fazer a diferença em favor da nossa população”, pontuou Marcos Rocha.

Em seguida, o secretário nacional de Fundos e Instrumentos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Eduardo Corrêa Tavares, apresentou palestra com o tema “O investimento de recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional do Brasil, para os estados que integram a Amazônia Legal”, tendo sua pauta discutida entre os deputados estaduais.

Na sequência, o deputado Wilker Barreto (Cidadania-AM) pontuou a importância da Zona Franca de Manaus para o desenvolvimento da economia da Amazônia Legal. Já o deputado Sinésio Campos (PT-AM) fechou o ciclo de apresentações destacando o projeto "Multimodal Manta-Manaus", o qual encurta as distâncias comerciais entre o Brasil e a Ásia.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa

Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de Thiago Flores para fortalecer controle sobre veículos envolvidos em crimes

Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras