Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Confúcio e outros 13 governadores discutem saída para Saúde Pública

Governadores de 14 estados da federação, entre eles, Confúcio Moura do Estado de Rondônia, reuniram-se nesta quarta-feira, com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia e os principais líderes partidários do país, no intuito de discutir a regulamentação da Emenda 29 (PLP 3068) que trata de recursos públicos mínimos obrigatórios para a saúde.



O presidente da Câmara descartou a hipótese da criação de um novo imposto, mas ressaltou a necessidade de acordo em torno de fontes alternativas de financiamento para o setor.

Confúcio Moura destacou que a reunião foi uma forma que os governadores encontraram para expressar as dificuldades que terão no cumprimento das metas previstas na regulamentação da Emenda. Para ele, uma coisa é certa, é necessária a existência de um fundo de saúde que receba recursos para ajudar os estados e municípios. “Temos que achar uma alternativa e isso é o que estamos fazendo”, disse.

O presidente da Câmara descartou a hipótese da criação de um novo imposto, mas ressaltou a necessidade de acordo em torno de fontes alternativas de financiamento para o setor.

Participaram também do almoço, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti; os governadores da Bahia, Jaques Wagner; de Mato Grosso, Silval Barbosa; do Amazonas, Omar Aziz; do Ceará, Cid Gomes; do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; do Espírito Santo, Renato Casagrande; de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli; do Pará, Simão Jatene; de Pernambuco, Eduardo Gomes; do Piauí, Wilson Martins; do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini; de Roraima, José de Anchieta Júnior; de Sergipe, Marcelo Déda; e de Tocantins, Siqueira Campos e os vice-governadores de Goiás, Maranhão, Minas Gerais e Paraíba.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor

Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais