Rondônia, 09 de fevereiro de 2026
Política

Confúcio faz balanço e fala sobre Temer, obras paradas, segurança e concursos públicos

O governador Confúcio Moura e os secretários de estado se reuniram a portas fechadas, no Palácio do Governo, na manhã desta terça-feira (17) para um balanço geral das ações do primeiro quadrimestre deste ano, como para estabelecer metas. Antes porém, o chefe do executivo rondoniense atendeu a imprensa e falou sobre segurança, obras paradas e até a expectativa de melhorias com o governo do presidente interino Michel Temer, já que ambos são do mesmo partido, o PMDB.

“Ele vai arrumar a casa”, acredita o governador de Rondônia ao fazer uma breve análise de Temer. Confúcio acredita que a personalidade do presidente interino e também a facilidade de negociação com o Congresso Nacional serão importantes para que efetivar as mudanças necessárias ao país. “O governo Michel com certeza vai fazer uma transição boa. Ele é um homem calado, não é um homem exibido, ele fala com pausa e raciocínio. Ele é um ótimo negociador com o Congresso Nacional. E as reformas que o Brasil precisa qualquer cidadão sabe o que tem que fazer: só gastar aquilo que recebe, aquilo que se tem. Então, o Michel é cauteloso, e com certeza ele vai dar um encaminhamento para que o próximo presidente que vier tenha mais paz e projetos para o crescimento efetivo do Brasil”, confia o Confúcio.

Segurança

Um dos grandes problemas de Rondônia tem sido a violência, o que deixa o estado na 15ª colocação entre os estados mais violentos. Recentemente, a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania  (Sesdec) anunciou medida de combate a criminalidade, principalmente em Porto Velho e na região do Vale do Jamari. Para o governador, a violência tem sido um desafio não somente no estado, mas para todos os especialista do país. “Houve um endemia nacional e banalização da vida. E o pano de fundo é a droga, é o craque, o alcoolismo e outras drogas ilícitas que promovem o furto, o roubo que mais atormenta às famílias. Eu creio que através das tecnologia ou da inteligência, e o serviço de inteligência é conseguir grampear e identificar os cabeças, as lideranças criminosas e ir desbaratando essas quadrilhas, prendendo os líderes. Já estamos implantando o Centro de Comando e Controle onde a cidade é monitorada, onde todos os cantos são vigiados. Isso é muito importante, porque a gente colocando esse controle, centralizado com essas informações a gente consegue identificar placas de motos, carros e sabemos quais são as ruas, bairros que mais acontecem os crimes, trabalhando com inteligência e competência. Agir pontualmente em cima das estatísticas, em cima de fatos concretos e não perder tempo com rádio patrulha, porque o foco deve ser centralizado onde haja o crime de verdade”, afirma Confúcio Moura.

Obras paradas

A obras inacabadas têm gerado muita reclamação e até desconfiança na população que só percebe o acúmulo e descaso de muitos governos. No entanto, o governador Confúcio Moura, garantiu ao Jornal Rondoniagora que pelo menos as obras do novo hospital de urgência e emergência, o hospital de Ariquemes e o Espaço Alternativo devem ser retomadas até novembro deste ano. Pela demora, o gestor alega que a burocracia do sistema público provoca a morosidade dos trâmites.

“Essas obras são importantes, apesar de não serem grandiosas. Mas a burocracia é asfixiante. Não tem alma e nem coração. A velocidade da burocracia não é a velocidade do mandato. A gente tem um pressa, uma vontade imensa de fazer, mas a burocracia conspira para não fazer. É uma tristeza que chega a frustrar a pessoa. É um atrevimento até dar alguma data, mas o nosso sonho de consumo é recomeçar as obras entre outubro e novembro”.

Concursos públicos

Segundo o governador de Rondônia, não há previsão de contratar novos servidores para o quadro do estado. “Os concursos apenas para reposição. A medida que aposenta um grupo, a gente faz a reposição. Não estamos aumentando e renovando o exército de servidores públicos por conta do limite de gasto com pessoal”, finalizou o governador.

Infovia

Em funcionamento do Palácio do Governo, o projeto Infovia já está passando por ajustes, mas já segue em processo de instalação em Ariquemes. Segundo o governo, a intenção é implantar primeiro nos órgãos públicos, para corrigir possíveis falhas e depois dar sequência para lugares públicos. A previsão é que até o final de 2018, esteja em todos os 52 municípios de Rondônia.

Saiba mais:

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa