Congresso derruba veto e aprova laudo permanente para pessoas com deficiência

Foi derrubado, nesta terça-feira (17), na Sessão do Congresso Nacional, o Veto 38/2023 ao Projeto de Lei nº 5.332/2023, que estabelece o laudo permanente para pessoas com deficiência irreversível. A derrubada do veto é uma vitória para milhares de pessoas que não precisarão mais renovar, a cada seis meses, um laudo que atesta uma condição permanente.
O deputado federal Thiago Flores, que atua fortemente na causa, celebrou a conquista e reforçou seu empenho em mobilizar os membros da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência para garantir o resultado. "Foi uma pauta muito pedida nas redes sociais e nos encontros com as famílias. Trabalhamos firme, articulamos com parlamentares e vencemos mais essa batalha", afirmou.
Também foi derrubado o Veto 2, que trata da indenização e auxílio permanente às famílias de crianças com microcefalia causada pelo vírus zika, mais um avanço no reconhecimento e amparo dessas famílias. Essas propostas, em um primeiro momento, foram aprovadas na Câmara e no Senado em forma de projetos de lei, porém, ao invés de sancionar a Lei, foram vetadas pelo Presidente Lula. Como alternativa legislativa legal, elas retornam, em forma de “vetos”, para apreciação em Sessão do Congresso Nacional, onde deputados e senadores podem votar pela manutenção ou derrubada do veto presidencial. Na sessão de hoje (17), 60 vetos foram apreciados pelo Congresso Nacional abordando diversos temas.
Thiago Flores agradeceu a todos que se mobilizaram e declarou: “Vamos seguir lutando por mais dignidade, menos burocracia e respeito com quem mais precisa de apoio do poder público”.
Veja Também
Thiago Tezzari garante limpeza de bueiros após demanda de moradores da zona leste
Por justiça às famílias afetadas pelo 8 de Janeiro, senador Bagattoli vota sim ao PL 2162/2023