Coronel Chrisóstomo apresenta projeto para suspender autorização de queima de máquinas pelo Ibama
O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) anunciou a apresentação de projeto na Comissão de Desenvolvimento da Amazônia na Câmara para alterar o texto do Decreto 6.514 de 2008 autorizando aos agentes do Ibama a destruição de máquinas e equipamentos apreendidos em crimes ambientais para “evitar o seu uso e aproveitamento indevidos nas situações em que o transporte e a guarda forem inevitáveis em face das circunstâncias”. O parlamentar esteve na última quarta-feira, 17, acompanhando o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em Espigão do Oeste, às vésperas da Operação Honoris.
O clima ficou tenso na região do distrito de Boa Vista do Pacarana porque um caminhão-tanque que abasteceria aeronave do Ibama foi queimado, fazendo com o que os agentes fechassem 47 madeireiras aleatoriamente. “Foi uma medida desmedida”, considerou o parlamentar, explicando que o ministro determinou a reabertura das madeireiras.
Chrisóstomo condenou a queima de caminhões e máquinas apreendidos em situação irregular. Para ele, são ações extremas que só acirram os ânimos. “Não defendo ilegalidades, mas não posso admitir exageros”, opinou.
O deputado elogiou a postura do ministro ao se reunir com os representantes do setor e visitar pessoalmente os empresários ouvindo suas reivindicações. “Depois de ouvir os empresários, o ministro defendeu o diálogo para buscar a conciliação evitando extrapolar os limites da atuação dos agentes públicos”, relatou o representante do PSL.
Veja Também
Presidente do Cofen recebe prefeito eleito de Porto Velho
Deputada Lebrinha busca solução com DER para manutenção da rodovia Mário Nonato
Comissão da Assembleia intensifica combate ao assédio e discriminação no ambiente de trabalho
Assembleia aprova R$ 18 milhões para impulsionar o desenvolvimento econômico do estado