Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Política

CPI conclui relatório e audiência deve acontecer na primeira quinzena de agosto

O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) apresenta na primeira quinzena de agosto no retorno do recesso parlamentar o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para apurar responsabilidades sobre a variação de preço entre produtores, distribuidores e o mercado consumidor. O texto está sendo corrigido e será apresentado em audiência pública na Assembléia Legislativa.
Inicialmente, a CPI foi instituída para combater o cartel de preços. Na época, os produtores recebiam um valor pequeno pelo litro ‘in natura’ e as empresas revendiam a um preço bem mais alto. Com o fim da greve dos produtores, o deputado Jesualdo Pires em acordo com os demais membros da comissão decidiu fazer um amplo estudo sobre a cadeia produtiva, apontando soluções para o setor. Uma das principais conquistas foi a implantação do Conseleite, entidade regulamentadora de mercado. A Universidade Federal do Paraná, pioneira nesse trabalho, foi contratada através de convênio para fazer esses estudos, assegurando bons preços ao produtor e ao consumidor final.
O relatório conclusivo será encartada e distribuído nas associações de produtores rurais, bibliotecas, escolas, entre outros organismos em que o público possa ter acesso.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador Thiago Tezzari viabiliza cursos profissionalizantes em Jaci-Paraná

Assembleia aprova projeto que autoriza Rondônia a aderir a novo programa de revisão de dívidas com a União

Sílvia Cristina cobra votação da PEC 101, que assegura plano de saúde para servidores da extinta Sucam

Assembleia Legislativa entra em recesso e votação do Orçamento de 2026 fica para janeiro