Rondônia, 29 de abril de 2024
Política

DELAÇÃO DE BATISTA: JUSTIÇA VOLTA ATRÁS E PERMITE DIVULGAÇÃO DE NOTÍCIA ENVOLVENDO CUNHADO DE CONFÚCIO “SÓ DE CUECA” COM EMPRESÁRIO

O juiz Sérgio William Domingues Teixeira, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia, reviu uma decisão tomada na última semana e publicada no site TUDORONDONIA, sobre a delação premiada do ex-secretário-adjunto da Saúde do Estado, José Batista da Silva. A Coligação do governador Confúcio Moura garantiu ao TRE que se tratava de notícia inverídica, difamatória e caluniosa. Em um primeiro momento o juiz atendeu os pedidos do candidato a reeleição, mas apresentada a defesa do site, com a íntegra do depoimento, o magistrado reconsiderou sua posição.

Na decisão, o juiz não entra no mérito, mas faz considerações sobre a documentação disponibilizada pelo site. “Entretanto, observo melhor agora, com o depoimento integral juntado aos autos, que o jornal representado, baseado em documento realmente existente e levado a conhecimento público, mesmo sendo sigilosos, em linguagem jornalística própria, apenas exerceu o seu pleno direito de liberdade de informação jornalística, assegurado na própria Carta Magna, art. 220, não havendo extrapolação do limite dessa liberdade, o que exigiria o pronto combate por parte do Judiciário a eventuais excessos ou abusos deste direito. Convém salientar, como bem ressaltado pelo Ministério Público Eleitoral em seu parecer, que "o peso que a liberdade de imprensa detém em regimes democráticos como o vigente no Brasil de hoje, a torná-la restringível apenas em casos excepcionalíssimos, consoante vem reafirmando o eg. Supremo Tribunal Federal - STF em seus arestos, em especial o prolatado por ocasião da ADPF n. 130/DF" .

O juiz Sérgio William Domingues Teixeira é o segundo magistrado rondoniense a permitir a divulgação sobre a delação premiada de José Batista da Silva. A mesma Coligação do governador Confúcio Moura (PMDB) intentou contra o RONDONIAGORA, mas o juiz Guilherme Baldan não permitiu a censura requerida pelo candidato e o noticiário sobre a delação permanece no ar.

A notícia publicada no site TUDORONDONIA, do jornalista Rubens Coutinho tinha a seguinte manchete: “HISTÓRIA ESCABROSA: SÓ DE CUECA E NO MEIO DO RIO, CUNHADO E UM ASSESSOR DE CONFÚCIO OBRIGARAM EMPRESÁRIO A REPASSAR CONTRATO DE ALIMENTAÇÃO DE DOENTES E PRESOS EM RONDÔNIA”, detalhando em seguida a confissão apresentada por José Batista na Polícia Federal. Disse o jornal que “o governador Confúcio Moura (PMDB) não só sabia do mega-esquema de corrupção na sua administração como também participava e se beneficiava dele. A afirmação é do ex-secretário estadual adjunto de Saúde, José Batista da Silva, que fez delação premiada ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal”, para sem seguida entrar em detalhes sobre o ocorrido. ““Julio havia sido procurado por Wagner e Assis, sendo que ambos convidaram o empresário a entrar em um carro para conversarem, contudo, foram dirigindo até a beira do rio Candeias (localizado a 22 Km de Porto Velho), no Candeias do Jamari. Julio pensou que iria ser morto”. Conforme ainda o relato de Batista, ex-homem forte do governador até ser preso durante a Operação termópilas, “lá chegando, Wagner e Assis determinaram que Julio tirasse suas vestes, sendo que os dois também tiraram as roupas, e todos três, de cueca e coletes salva-vidas, pularam no rio, quando então, no meio do rio, Wagner e Assis obrigaram Julio a fazer a renúncia da prestação do serviço de alimentação da Saúde em favor de um empresário chamado Saíta”, da Nutrimais.”

SIGA-NOS NO

Veja Também

BATISTA ENTREGA CONFÚCIO E DIZ QUE DINHEIRO DA SAÚDE PAGOU CONTAS DA CAMPANHA; CUNHADO SEMPRE ATUOU NO ESQUEMA

GOVERNADOR MANDOU PAGAR R$ 2 MILHÕES E 800 MIL A SERVIDOR, APÓS ACERTO DE PROPINA

COMPROVAÇÃO DE GRAVES DENÚNCIAS RESPALDAM INVESTIGAÇÃO E AFASTAMENTO DO GOVERNADOR, DIZ PRESIDENTE DA ALE

EX-SECRETÁRIO QUE DELATOU ESQUEMAS NO GOVERNO PEDE PROTEÇÃO À POLÍCIA FEDERAL; EX-ASSESSOR DE CONFÚCIO TEME PELA VIDA

TRE DE RONDÔNIA: NOTÍCIAS SOBRE DELAÇÃO DO EX-SECRETÁRIO BATISTA NÃO SÃO MENTIROSAS

POLÍCIA CIVIL APREENDEU NOTEBOOK COM CONTROLE DE CAIXA DOIS DE CONFÚCIO, DIZ BATISTA EM DELAÇÃO

CONFÚCIO ENTRA NA JUSTIÇA PARA RECOLHER JORNAIS COM DELAÇÃO DE JOSÉ BATISTA; TRE MANTEVE PUBLICAÇÃO ON LINE

CAMPANHA DE CONFÚCIO SIMULA DESOBEDIÊNCIA ELEITORAL E PATROCINA BUSCA E APREENSÃO EM CASA DE JORNALISTA DO RONDONIAGORA NO INTERIOR

TRE NEGA APREENSÃO DE JORNAL QUE DETALHA ESQUEMAS DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO CONFÚCIO APONTADOS POR EX-SECRETÁRIO DA SAÚDE

OPERAÇÃO PLATÉIAS: DELAÇÃO DE BATISTA DETALHOU COMO FUNCIONAVA O ESQUEMA