DENÚNCIA DE COMPRA DE VOTOS CONTRA CONFÚCIO MOURA É RECEBIDA PELO TRE
Uma denúncia de compra de votos feita pelo prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura (PMDB), ainda durante o pleito de 2.004 foi recebida nesta quinta feira pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE). A grave denúncia foi feita pelo Ministério Público Eleitoral e revela um esquema de oferecimento de 600 cartões, tipo senha, prometendo aos portadores a entrega de aparelhos celulares caso votassem no peemedebista. O TRE decidiu, por unanimidade, receber a denúncia para dar início a ação penal que inclui ainda Maria da Conceição Teles de Oliveira, a Maria Preta, que seria responsável pela comissão organizadora da campanha de Confúcio. Maria Teles confessou o crime.
O Tribunal entendeu estarem presentes os indícios de autoria, revelados através de vários depoimentos, inclusive da própria acusada Maria Teles, que é ré confessa, bem como prova da materialidade delitiva, consistente na senha apreendida (cartão branco e laranja de papel tipo cartolina com a inscrição SENHA n. 3015). O referido cartão, tipo senha, foi encontrado na residência de uma testemunha, que confirma ter recebido o cartão das mãos de Maria Teles, conhecida por Maria Preta.
O TRE entendeu que a denúncia preenche todos os requisitos do § 2º do art. 357 do Código Eleitoral, contendo a exposição do fato criminoso com todas as suas circunstâncias, a classificação do crime e rol de testemunhas. Consta no julgado que, não ficou configurada nenhuma das hipóteses em que a denúncia poderá ser rejeitada (art. 358 do Código Eleitoral).
Veja Também
Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público
Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho
Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília