Deputada estadual Lucia Tereza morre em Cacoal
Morreu no início da manhã desta sexta-feira (23), a deputada estadual Lucia Tereza Rodrigues dos Santos, de 70 anos de idade. A confirmação da morte veio por volta das 07h15 desta sexta. Ela tinha dado entrada no Hospital Regional de Cacoal, na quinta (22).
Lúcia Tereza sentiu dores fortes no abdômen e seguiu para o hospital, onde foi detectado um aneurisma na aorta. A cirurgia era considerada de alta complexidade, os médicos chegaram a informar para os familiares e assessores que a intervenção cirúrgica duraria em média seis horas.
A deputada tinha grande atuação no Estado. Foi prefeita de Espigão do Oeste por três vezes. Em 2014 retornou à Assembleia, onde já tinha sido eleita por outras duas vezes. Lúcia Tereza era casada e deixa marido e cinco filhos.
Em 1982 foi candidata a Prefeitura de Espigão do Oeste, concorreu com cinco candidatos e terminou eleita com a maioria absoluta dos votos, sendo a primeira mulher a ser eleita prefeita na Amazônia.
Em 1989 filia-se Partido Social Cristão (PSC).
De 1991 a 1994 foi Deputada Estadual eleita pelo PSC, em Rondônia, com 2 560 votos. Na época, foi a décima sétima mais votada na Assembléia Legislativa. Em 1994 foi Reeleita Deputada Estadual com 5 076 votos, sendo a oitava mais votada de Rondônia. Cumpriu seu mandato até 1998.
Em 1997 filia-se Partido da Frente Liberal (PFL).
Nas Eleições de 1998, Lúcia foi novamente candidata a Deputada Estadual. Recebeu 6 364 votos (a décima mais votada) mas acabou não sendo eleita, permanecendo como suplente. No Entanto, acabou assumindo a vaga em 1999, onde permaneceu por alguns meses. No ano seguinte candidatou-se novamente a Prefeitura de Espigão do Oeste pelo PTB, recebeu 4 862 votos (38,42% dos votos válidos) e foi eleita pela segunda vez prefeita do município. Em 2004 foi reeleita com 5 634 votos (38,02% dos votos válidos), superando outros dois candidatos.
Nas Eleições de 2010, após oito anos seguidos na Prefeitura de Espigão do Oeste, Lúcia Tereza candidatou-se novamente a Deputada Estadual pelo PP, recebeu 9 012 votos – vigésima primeira mais votada – mas acabou não sendo eleita. Em 2014, novamente disputou uma vaga na Assembleia Legislativa de Rondônia, recebeu 11 652 votos (1,42% dos votos válidos) e tornou-se pela quarta vez Deputada Estadual de Rondônia.
Veja Também
Velório e sepultamento da deputada Lúcia Tereza acontecem em Espigão
Jaime Bagattoli: Senador votou a favor de projeto que aumenta crédito à agricultura familiar
Deputada Lebrinha entrega três veículos para serviços essenciais em Seringueiras.