Deputada Lebrinha apresenta projeto de lei que garante transporte escolar aos alunos da APAE
A deputada estadual Gislaine Lebrinha (União Brasil) apresentou um projeto de lei com o objetivo de promover a inclusão de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no Programa Estadual de Transporte Escolar Compartilhado Ir e Vir. O projeto propõe a adição do Artigo 10-A à Lei n° 4.426 de 10 de dezembro de 2018, que estabelece as diretrizes para a oferta do transporte de estudantes, ofertado de forma compartilhada entre estado e municípios.
De acordo com o Artigo 10-A, os alunos da APAE poderão ter direito ao transporte público, atendendo algumas condições específicas, como exemplo o veículo ter espaço suficiente para acomodar tanto o aluno quanto seu acompanhante ou responsável legal designados pela família.
A iniciativa para este projeto de lei foi motivada pelas demandas de vários municípios do estado, com destaque para Alvorada do Oeste, onde o vereador Diego identificou a necessidade e buscou apoio para sua implementação.
SOBRE O PROGRAMA
O programa foi instituído pela Lei nº 4.426, em 10 de dezembro de 2018, e regulamentada pelo Decreto nº 24.490, de 22 de novembro de 2019, com o objetivo de transferir recursos financeiros para a contratação dos serviços de locação e manutenção do transporte escolar para educandos que moram em zona rural. É dever do Estado garantir o atendimento ao educando em todas as etapas da Educação Básica, por meio de programas suplementares de transporte, conforme prevê o artigo 208, inciso VII, da Constituição Federal.
Veja Também
DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha
Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego
Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru
Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura