Deputada Sílvia Cristina recebe a garantia de que seguro-defeso será pago neste mês de fevereiro

Para buscar informações acerca do pagamento do seguro-defeso aos pescadores de Rondônia, a deputada federal Sílvia Cristina esteve nesta terça-feira (3), no Ministério do Trabalho e Emprego em Brasília. Cerca de 5 mil pescadores no Estado são contemplados com o seguro defeso.
Lá, ela foi recebida pelo diretor do Departamento de Gestão de Benefícios, João Paulo Ferreira Machado, e pelo chefe da Assessoria Parlamentar, Luiz Carlos da Silva, que asseguraram que o defeso começará a ser pago ainda nesta primeira quinzena deste mês de fevereiro.
“Houve uma mudança, os pagamentos saíram do INSS e foram agora para a responsabilidade do Ministério do Trabalho, que fez uma série de mudanças, inclusive nos processos de cadastro e a expectativa é de os pagamentos sejam iniciados nesta primeira quinzena de fevereiro”, informou a deputada.
Para ser contemplado, o pescador deve fazer seu requerimento e apresentar a documentação necessária. Cerca de 4 mil pescadores de Rondônia já entregaram os documentos. O processo exige a atualização do Cadastro Único e após o início do pagamento nessa primeira quinzena do mês, e depois ocorrerão pagamentos semanais, de acordo com a demanda de requerimentos apresentada.
O seguro-defeso (ou Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal - SDPA) é um benefício de um salário-mínimo mensal (R$1.518,00), pago pelo Governo Federal a pescadores artesanais que ficam proibidos de exercer a atividade durante a piracema ou períodos de reprodução das espécies. O benefício dura de um a cinco meses.
Veja Também
Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
Parlamentares da oposição protocolam pedido de CPMI do Banco Master
Deputada Lebrinha destina R$ 700 mil para Secretaria de Obras de Alvorada do Oeste