Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Deputado Airton Gurgacz se reúne com cooperativas e associações de catadores

O deputado estadual, Airton Gurgacz (PDT) participou na manhã de domingo (19) de uma importante reunião, envolvendo representantes de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis de Porto Velho, Cacoal e Ji-Paraná. O objetivo do encontro foi discutir o repasse de recursos do projeto Reciclar Rondônia do governo do Estado através da secretaria de Estado de Assistência Sociais (SEAS), proveniente do governo Federal. O parlamentar colocou seu gabinete a disposição para atender as reivindicações das referidas entidades.
O de acordo com o presidente da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji), Celso Luiz o projeto Reciclar Rondônia conta com mais de R$ 5 milhões para serem investidos no fortalecimento das cooperativas e associações. Ele afirmou que o dinheiro é de origem do governo Federal, repassado para o Estado através da secretaria de Assistência Social (SEAS), mais que até o momento, o referido projeto não saiu do papel.
Ao parlamentar, os representantes das entidades também pediram apoio no sentindo da elaboração de uma lei que possa isentar as as cooperativas e associações ligadas a coleta de materiais recicláveis dos impostos, entre eles, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), considerado bastante alto, bem como instituir, através da elaboração da chamada lei Bolsa Verde.
O deputado disse reconhecer a importância do trabalho dos catadores de materiais recicláveis, e que espera poder ajudar as entidades de alguma forma. “Estamos pronto para contribuir da melhor maneira possível as cooperativas e associações na buscas de suas conquistas, bastante merecidas", concluiu Airton Gurgacz.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público

Vídeo: Esquema milionário liderado por Everaldo Fogaça envolve sites da família e de funcionários ligados a gabinete na Câmara Municipal

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília