Rondônia, 18 de dezembro de 2025
Política

Deputado Airton Gurgacz se reúne com cooperativas e associações de catadores

O deputado estadual, Airton Gurgacz (PDT) participou na manhã de domingo (19) de uma importante reunião, envolvendo representantes de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis de Porto Velho, Cacoal e Ji-Paraná. O objetivo do encontro foi discutir o repasse de recursos do projeto Reciclar Rondônia do governo do Estado através da secretaria de Estado de Assistência Sociais (SEAS), proveniente do governo Federal. O parlamentar colocou seu gabinete a disposição para atender as reivindicações das referidas entidades.
O de acordo com o presidente da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji), Celso Luiz o projeto Reciclar Rondônia conta com mais de R$ 5 milhões para serem investidos no fortalecimento das cooperativas e associações. Ele afirmou que o dinheiro é de origem do governo Federal, repassado para o Estado através da secretaria de Assistência Social (SEAS), mais que até o momento, o referido projeto não saiu do papel.
Ao parlamentar, os representantes das entidades também pediram apoio no sentindo da elaboração de uma lei que possa isentar as as cooperativas e associações ligadas a coleta de materiais recicláveis dos impostos, entre eles, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), considerado bastante alto, bem como instituir, através da elaboração da chamada lei Bolsa Verde.
O deputado disse reconhecer a importância do trabalho dos catadores de materiais recicláveis, e que espera poder ajudar as entidades de alguma forma. “Estamos pronto para contribuir da melhor maneira possível as cooperativas e associações na buscas de suas conquistas, bastante merecidas", concluiu Airton Gurgacz.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Thiago Tezzari garante limpeza de bueiros após demanda de moradores da zona leste

Por justiça às famílias afetadas pelo 8 de Janeiro, senador Bagattoli vota sim ao PL 2162/2023

Vereador Dr. Santana participa de solenidade histórica de aquisição do Hospital Universitário Municipal de Porto Velho

Empresas poderão pagar dívidas com o governo construindo obras públicas