Rondônia, 09 de fevereiro de 2026
Política

Deputado Airton participa de abertura de capacitação do Selo Unicef

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Mulher e do Idoso da Assembleia Legislativa, o deputado Airton Gurgacz (PDT) participou na manhã de quarta-feira (14), da abertura do Seminário de Capacitação para o Selo Unicef. O evento aconteceu em Porto Velho e reuniu prefeitos, vereadores, conselheiros e gestores municipais de órgãos de combate à violência nos 52 municípios do Estado.

O objetivo do seminário é melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes na Amazônia Legal, especialmente em Rondônia, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. Nesta edição os temas em discussão estão sendo as Políticas para a Infância e o Combate ao Mosquito Aedes Aegypti.

O deputado Airton parabenizou os representantes dos municípios que participam do seminário e destacou a importância de se fomentar políticas públicas, que atuem no combate à violência à criança e adolescentes em todos os municípios.

Falou ainda da atuação da comissão que preside na Assembleia Legislativa, apontando ações desenvolvidas que vão ao alcance das necessidades das crianças e adolescentes, citando como exemplo reunião ampliada com diversos setores da comunidade, realizada na semana passada no plenário da Casa de Leis, onde a violência escolar foi exaustivamente debatida.

Este é um assunto que merece a nossa atenção. Os índices de violência contra crianças e adolescentes em nosso estado são muito elevados e precisam de ações efetivas para que possamos reduzir o número de casos.

Quero parabenizar a todos por dedicarem um tempo em suas agendas para participarem deste importante seminário organizado pela Unicef, desejando que em breve possamos ter o Selo Unicef em cada um dos nossos municípios, o que é a certificação de que as ações efetivas estão sendo realizadas.

“Peço ainda aos nossos prefeitos, que mesmo com esta situação econômica que vivem as prefeituras em todo o Brasil, que não meçam esforços para a realização dessas ações, pois as nossas crianças e adolescentes merecem esta atenção, pois serão eles, os nossos sucessores”, destacou Airton.

Durante os dias de capacitação, que começou na quarta-feira(14) e terminará na sexta (16) os articuladores municipais e presidentes dos conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente poderão tirar dúvidas sobre o Sistema de Monitoramento, Orientação e Acompanhamento (Soma) e sobre o curso de aperfeiçoamento de Planejamento e Gestão do Plano Municipal de Ação do projeto Selo Unicef.

Dos municípios de Rondônia inscritos no projeto, 52,2% estão trabalhando com ações para combater a mortalidade materna, desnutrição crônica e gravidez precoce. Também 47% deles escolheu promover estratégias que aumentem o número de consultas de pré-natal para mais de sete e decidiram aumentar quantidade de crianças, que estão na escola, recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A solenidade de abertura contou, ainda, com o vice-governador, Daniel Pereira (PSB), com a coordenadora do Unicef para os estados do Acre, Maranhão e Rondônia, Eliana Almeida; secretária do Seas, Valdenice Ferreira; promotor da Infância e Juventude Marcos Tessila, representantes da Polícia Militar e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa