Rondônia, 11 de fevereiro de 2026
Política

Deputado Airton quer transformação de escola estadual de Ji-Paraná em Colégio Militar

Acompanhado do vereador eleito Jhony Paixão e dos policiais militares Cabo Jorge e Cabo Ferreira, de Ji-Paraná, o deputado Airton Gurgacz (PDT), esteve na manhã de terça-feira (25) com o governador Confúcio Moura e o secretário adjunto de Estado da Educação, Márcio Félix, apresentou proposta de transformação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Júlio Guerra, de Ji-Paraná, em Colégio Militar.

A proposta de transformação da escola estadual no 3° Colégio Militar do Estado de Rondônia atende uma reivindicação da comunidade, que sofre com a decadente situação daquela instituição de ensino, enfrentando o problema do uso de drogas e violência dentro da unidade. A escola tem capacidade de para 2.040 alunos e estão matriculados pouco mais de mil estudantes.

A possibilidade de militarização resultou na apresentação de uma indicação do deputado Airton Gurgacz na Assembleia Legislativa propondo ao governo do Estado e à Secretaria de Estado de Educação que promovam essa transformação e atendam o clamor de toda a população. Assim ficará garantida a implantação da disciplina militar, contribuindo com o ensino de qualidade, primando-se pela disciplina e melhora dos fatores sociais, culturais, econômicos, para que se possa diminuir o número de evasão dos alunos e os índices de criminalidade na escola.

Ainda na justificativa, o deputado Airton ressalta que a Escola Júlio Guerra está bem localizada e é de fácil acesso a todas as linhas do transporte público municipal, tornando-se acessível a toda população. Também tem boa capacidade em sua estrutura física, preenchendo assim os pré-requisitos necessários para a implantação do modelo de Colégio Militar, que é referência em todo o Brasil.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Pastor Evanildo deixa o PRTB com anuência da direção nacional e estuda convites para concorrer à Câmara

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa