Deputado diz que venda de sangue pode afastar doadores
O deputado Alex Redano (SD), alertou na Tribuna da Assembleia Legislativa a venda de sangue pelos hemocentros oficiais do governo para hospitais particulares. Segundo Redano, isso é amparado em lei, porém é na opinião do parlamentar um tiro no pé, pois pode afugentar os doadores.
Segundo o parlamentar, os bancos de sangue da rede pública estão cobrando mais de R$ 400 pelo litro de sangue requisitado pelos hospitais particulares. Os bancos de sangue não estão fazendo a cobrança quando a utilização é feita pelos hospitais da rede pública, quando solicitado pelo SUS.
Alex disse que a cobrança, feita em todo o Brasil, não só em Rondônia, já está trazendo consequências ruins para a rede hospitalar de uma forma em geral. Os doadores, informou o deputado, já estão se mobilizando para deixar de doar sangue.
Redano se disse preocupado com a situação e disse que vai, inclusive, convidar o diretor do Hemocentro para prestar esclarecimentos junto a Comissão de Saúde da Assembleia, para esclarecer o motivo de terem aderido à cobrança e buscar meios de minimizar o problema.
Veja Também
Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho
Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília
Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor
Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais