Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Deputado Expedito Netto destaca importância na conclusão da ponte do Abunã

Na última semana o deputado federal Expedito Netto (PSD) foi recebido no Palácio do Planalto pelo presidente Michael Temer (PMDB) onde foram discutidos vários projetos de interesses do estado. A visita foi agendada pelo Senador Valdir Raupp (PMDB) com a participação das bancadas federais de Rondônia e do Acre. A cobrança principal feita pelo deputado Expedito Netto foi ao sentido da continuidade das obras da ponte do Abunâ sobre o rio Madeira. “É uma obra que teve inicio em fevereiro de 2014 sendo de extrema necessidade para a integração da Região Norte”. Afirmou o deputado Netto ao justificar a construção da ponte para dar suporte ao desenvolvimento da região.

Quem faz o percurso da rodovia BR-364 entre Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) precisa obrigatoriamente se utilizar dos serviços de balsas para atravessar o Rio Madeira, um dos maiores da região amazônica. Essa operação leva tempo de espera e tem o custo pela travessia que é feito por empresa particular. Sem contar os ricos da travessia que ficam a mercê das nuances do rio. A ponte em construção fica próxima do ponto em que o rio Abunã desemboca no Madeira e terá uma extensão de 3.800 metros, sendo 1.084 de vão central.  A construção da ponte é considerada fundamental para melhorar o escoamento de produtos básicos que abastecem o Acre, a exemplo de todo o combustível utilizado naquele estado que é produzido em Manaus, de onde é transportado até Porto Velho pela hidrovia o Madeira e segue para o Acre pela BR-364.

Expedito Netto alegou na audiência com o presidente Temer o bônus da construção da ponte para os dois estados, “Também é considerada importante para uma maior integração do Brasil com os países da região do Pacífico, com destaque para o turismo. Para Rondônia, a ponte é tida como um componente importante para a exportação de carne bovina e peixe, entre outros produtos”. Afirmou Expedito Netto recebendo o apoio dos demais colegas parlamentares de Rondônia e do Estado do Acre presentes no encontro.  “Com a conclusão da ponte vai acabar com esse gasto dos motoristas, que precisam pagar para atravessar de balsa, além de que irá permitir mais investimentos e negócios entre os dois estados e os países Andinos também”. Finalizou Expedito Netto.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor

Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais