Deputado Eyder Brasil busca diálogo sobre problemas na saúde de Guajará-Mirim

Na manhã da última terça (04), a assessoria do deputado estadual Eyder Brasil (PSL) esteve em reunião com representantes do município de Guajará-Mirim e do Conselho Municipal de Saúde e também de Guajará, juntamente com o deputado estadual Dr. Neidson, onde abriram a pauta sobre a instalação da clínica renal em Guajará Mirim, juntamente com a linha de cuidado para atendimento às crianças com TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade).
Atualmente, em Guajará-Mirim, há um total de 41 pacientes crônicos renais, sendo 31 do próprio município, e os outros das regiões próximas. O atendimento é realizado em Porto Velho.
A reivindicação do conselho é a instalação da clinica para atendimento a pacientes crônicos renais. A Secretaria se manifestou, destacando que já existe um grupo estudando a instalação desta clínica, mas que por enquanto estão em fase de levantamento de dados.
No ano passado, o deputado Eyder Brasil já tinha manifestado atenção aos munícipes de Guajará e adjacências. “É preciso um olhar maior para a saúde da população daquela localidade, inclusive quando visitei a ponta do Abunã pude interceptar diversos problemas enfrentados pelos servidores”, pontuou.
Segundo o Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Guajará-Mirim, Alberto Carlos de Jesus, um dos motivos que levam uma porcentagem dos pacientes desistirem do tratamento, é a distância das localidades, a dificuldade de locomoção nas estradas, o fato de o tratamento ser dolorosos, entre outros, com isso, houve também a manifestação de interesse das clínicas particulares as quais possuem convênio com o estado.
Durante a reunião, teve como pauta também, a entrega do hospital regional, a secretaria adjunta da Sesau, Katiane Maia explicou que falta apenas 12% para a conclusão da obra e entrega, porém a empresa foi acionada judicialmente e o prazo foi prorrogado.
Foi solicitada também, a prestação de contas sobre os convênios para a aquisição de remédios e insumos, sendo esclarecido, que em 2019, a Sesau atendeu o Município com o envio de medicamentos e insumos que estavam em falta e tem atendido as solicitações da região apresentada durante os encontros da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) que é um espaço de construção e consolidação de parcerias entre Secretarias Municipais e Estadual.
Fizeram-se presentes também os Coordenadores técnicos da Sesau, representantes de Guajará-Mirim, do Conselho Municipal de Saúde de Guajará, o presidente Estadual da Associação dos Crônicos Renais Jonas Cavalcanti, Presidente do conselho Estadual de Saúde Elzilene Nascimento, e o Coronel Dezert.
Veja Também
Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho
Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília
Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor
Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais