Rondônia, 08 de novembro de 2024
Política

Deputado Jean Oliveira chama atenção para o Dia Mundial do Diabetes

O deputado Jean Oliveira (MDB), chama atenção para o Dia Mundial do Diabetes, celebrado dia 14 de novembro. O dia foi escolhido para marcar o aniversário do médico canadense Frederick Banting, que descobriu a insulina em 1921. A descoberta, feita em parceria com o assistente dele, Charles Best, foi fundamental para o tratamento da doença. Portanto, a insulina fará, em breve, 100 anos de sua descoberta. A importante descoberta tornou seus descobridores detentores de Prêmio Nobel, por ter salvado e mudado a vida de tantas pessoas.

O dia Mundial do Diabetes, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo inteiro sobre os problemas associados à doença: alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.

Em 2006, a Organização das Nações Unidas entrou nessa parceria, por meio da resolução nº 61/225, para conscientizar todas as nações do mundo de que o diabetes é, de fato, uma doença epidêmica com impacto social e econômico grave, principalmente entre os países em desenvolvimento. Nasceu, portanto, o Dia Mundial de Diabetes, em 14 de Novembro, apontando para um Novembro Diabetes Azul - a entrada da ONU e a cor azul, simbolizando a bandeira da entidade, deram um peso político importante.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), integrante da IDF, tem participado ativamente ao longo dos anos dessas ações desde sua criação e, como as demais sociedades científicas e associações de pessoas com diabetes, mantém o dia 14 de novembro como o "Dia Mundial de Diabetes", pois este foi o dia que ficou pactuado para celebrar, do ponto de vista de alerta e conscientização.

Jean Oliveira disse ter conhecimento que no estado de Rondônia existe trabalho voltado para a prevenção e conscientização sobre os riscos do diabetes, porém as ações são muito tímidas, frente ao crescimento e o perigo da doença e elogiou as ações da Liga Acadêmica de Endocrinologia de Rondônia – Laedro, que trabalha com esse propósito, e que realizou a II Jornada Multidisciplinar sobre Diabetes de Rondônia (21 a 22 de outubro) e a III Campanha de Conscientização sobre Diabetes, no período de 03 a 09 de novembro.

Jean Oliveira disse que devido a seriedade da questão, dará atenção especial ao assunto e apresentará na Assembleia Legislativa propositura instituindo, no calendário oficial do Estado, a Semana Estadual de Prevenção, Controle e Combate ao Diabetes. “Essa será uma das propostas que iremos apresentar no Legislativo para contribuir com a prevenção, controle, combate e conscientização sobre os graves riscos e perigos do diabetes”, disse o deputado.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ao proibir a produção de bioinsumos, Brasil encarece alimentos e penaliza o pequeno produtor, diz senador Jaime Bagattoli

Presidente do Cofen recebe prefeito eleito de Porto Velho

Deputada Lebrinha busca solução com DER para manutenção da rodovia Mário Nonato

Comissão da Assembleia intensifica combate ao assédio e discriminação no ambiente de trabalho