Rondônia, 09 de maio de 2024
Política

Deputado Jean Oliveira convida população para participar do debate sobre o Zoneamento

A cobrança para a execução da atualização da 2ª aproximação do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico do Estado de Rondônia – ZSEE/RO foi uma constante no primeiro e no atual mandato do deputado Jean Oliveira. Foram várias proposituras, dezenas de matérias cobrando do Governo do Estado, via Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia – Sedam a realização da 2ª aproximação do ZSEE/RO, que inclusive se convencionou chamar de 3ª aproximação.

O secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental em reunião na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, em meados do ano passado, informou que os recursos do Fundo Amazônia, seriam disponibilizados através do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), e contemplariam a atualização da 2ª aproximação do ZSEE/ro, mas que, no entanto, estavam dependendo de algumas informações e mapas que estariam sendo processados por outros órgãos, para então dá continuidade aos trabalhos até a conclusão.

Enfim esse trabalho foi concluído e agora a Sedam parte para outra etapa do trabalho promovendo uma ampla discussão com setores da sociedade, por intermédio de 7 (sete) oficinas temáticas e 01 (uma) audiência pública, dando transparência e permitindo a participação social, com envolvimento e participação do público interessado no Zoneamento.

As oficinas temáticas e a audiência pública ocorrerão entre os meses de março a junho de 2017, conforme o cronograma: Guajará Mirim – 11 de março de 2017; Ariquemes – 18 de março de 2017; Ji-Paraná – 25 de março de 2017; Cacoal – 15 de abril de 2017 ; Alta Floresta – 29 de abril de 2017; São Francisco do Guaporé – 20 de abril de 2017; São Francisco do Guaporé – 20 de maio de 2017; Vilhena – 27 de maio de 2017 ( as 7 temáticas) e a audiência pública ocorrerá em Porto Velho em 02 de Junho de 2017.

O deputado Jean Oliveira convida todos os setores da sociedade interessados para participar das oficinas oferecidos pela Sedam, onde serão realizados trabalhos importantes de levantamentos de dados preexistentes e pesquisas atualizadas para subsidiar os estudos que culminarão nas correções e atualizações da Base de Dados Geográficos – BDG. “O ZSSE-RO não deve ser entendido como um instrumento apenas corretivo, mas também como uma ferramenta para a construção de parcerias, ativo e estimulador do desenvolvimento, visto ser um facilitador para a negociação entre as várias esferas de Governo e entre estas, o setor privado e a sociedade civil.”

“A realização das oficinas e audiência pública tem como objetivo geral, obter subsídios para elaboração da proposta de atualização do ZSEE/RO, de forma a captar junto aos representantes institucionais e representantes comunitários, aspirações ( perspectivas de futuro), interesses, possíveis conflitos e perspectivas de solução”, disse Wilson Machado , secretário estadual do Desenvolvimento Ambiental.

O município de Guajará-Mirim abre as discussões no estado com programação neste sábado (11), a partir das 8h, na Escola Estadual Alkindar Brasil de Arouca, localizada na Av. Primeiro de Maio, 3520, bairro Dez de Abril, onde será realizada a primeira oficina temática “ Muito importante a participação de todos os setores da sociedade interessados. Vamos todos participar do debate”, conclamou o deputado.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vídeo: ministro acusa Chrisóstomo de disseminar fake news e o chama de mentiroso: "acredita nas próprias mentiras que espalha"

Comissão de Meio Ambiente aprova projeto que amplia combate ao tráfico de animais silvestres

Projeto da vereadora Ellis Regina prevê pagamento de tarifa de ônibus através de pix

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319