Rondônia, 04 de janeiro de 2025
Política

Deputado Jesuíno Boabaid deve ser afastado ainda nesta quinta para posse de Ezequiel Júnior

Por determinação do desembargador Kiyochi Mori, presidente do Tribunal Regional Eleitoral TRE), a Assembleia Legislativa deve afastar imediatamente o deputado estadual Jesuíno Boabaid para que seja empossado o ex-deputado Ezequiel Júnior, por conta da retotalização dos votos referente a eleição de 2018, realizada na última semana.

O TSE determinou a retotalização após decidir pela nulidade dos votos de Geraldo da Rondônia, que pertencia a coligação PMN/PSC/PC do B, que perdeu uma cadeira na Assembleia. Assim, o deputado Jesuíno Silva Boabaid figura agora como 1º suplente.

Nesta quarta-feira (14) o presidente do TRE encaminhou o ofício 264 / 2022 - Pres/Gabpres, determinando a posse de Ezequiel. Na mesma data, mas em âmbito interno do TRE, o desembargador Miguel Monico Neto, Corregedor Regional Eleitoral e presidente da Comissão Apuradora tá tinha emitido despacho para que a Corte tomasse providência, destacando que “vale rememorar que a Constituição Federal de 1988, art. 121, § 3° estabelece, via de regra, que são irrecorríveis as decisões do Tribunal Superior Eleitoral, como é o caso tratado nos autos, posto que o cumprimento da ordem judicial deve ser imediato”.

O RONDONIAGORA apurou que o presidente da Assembleia, Alex Redano foi oficiado nesta quinta-feira (15) e convocou reunião da Mesa Diretora.

 

SIGA-NOS NO

Veja Também

TSE anula votos de Geraldo da Rondônia e composição da Assembleia pode mudar

Retotalização de votos: Jesuíno Boabaid deixa Assembleia e Ezequiel Júnior será empossado deputado

Ezequiel Júnior assume na Assembleia no lugar de Jesuíno Boabaid

Saúde básica: Senador Jaime Bagattoli destina R$ 900 mil para a saúde de Theobroma