Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Deputado Laerte Gomes pede mais apoio ao setor agropecuário

O setor da agropecuária é a maior fonte de renda do Estado. A afirmativa foi feita em sessão plenária da Assembleia Legislativa pelo deputado Laerte Gomes (PEN), ao tempo que solicitou maior apoio e atuação da Agência Idaron. Na ocasião, elogiou a escolha de José Volpi para comandar o órgão e não poupou críticas ao ex-dirigente Marcelo Henrique, o qual classificou como “arrogante e de difícil diálogo”. Vários outros parlamentares também destacaram a troca no comando da Idaron.


Já o deputado Aélcio da TV (PP) aproveitou a ocasião para parabenizar José Volpi pela forma como vem administrando a Idaron. Fez questão de deixar claro que é preocupante como a Idaron foi destruída nos últimos quatro anos. “Torço para que José Volpi faça um grande trabalho e recupere o órgão, que já foi referência no Estado”, disse.

O deputado Adelino Follador (DEM), em aparte, lembrou que a Idaron, no governo José Bianco, foi muito importante para o desenvolvimento do Estado. Por outro lado, foi taxativo ao afirmar que Marcelo Henrique teve passagem desastrosa à frente da Agência “por sua arrogância e pelo fato de não receber bem as pessoas que o procuravam na Idaron”. Follador cobrou mais apoio do Governo para com o órgão que é responsável pelo desenvolvimento do Estado. Ele disse acreditar no trabalho que começa a ser realizado por José Volpi, que tem experiência como ex-prefeito de Buritis.

Já o deputado Aélcio da TV (PP) aproveitou a ocasião para parabenizar José Volpi pela forma como vem administrando a Idaron. Fez questão de deixar claro que é preocupante como a Idaron foi destruída nos últimos quatro anos. “Torço para que José Volpi faça um grande trabalho e recupere o órgão, que já foi referência no Estado”, disse.

O deputado Edson Martins (PMDB) assegurou que José Volpi fará um grande trabalho à frente da Idaron, pois tem experiência como prefeito. Por outro lado, o deputado Saulo Moreira (PDT) informou que conversou com José Volpi e disse a ele a necessidade de ressuscitar a Idaron, que tem um quadro de pessoal competente e que sempre fez um grande trabalho em prol de Rondônia.

Para Jean Oliveira (PSDB), a escolha de Volpi é justiça para com a Idaron. Disse que a decisão de se adotar o horário corrido no órgão foi tomada pelo ex-presidente Marcelo Henrique e não na atual direção. Também pediu mais atenção para os pecuaristas.

O deputado petista Lazinho da Fetagro esclareceu que a adoção do horário corrido no órgão faz parte de um decreto do Governo do Estado. Ele enalteceu o trabalho desenvolvido por José Volpi. Porém, desejou que a Assembleia Legislativa dê apoio aos secretários estaduais que demonstrem competência na gestão do cargo. “Conheço Volpi há 30 anos e acredito na sua competência no exercício do cargo de presidente da Idaron”, completou.

Laerte Gomes sugeriu a José Volpi a celebração de parcerias para resgatar a Agência Idaron. Ele pediu a revisão na adoção do horário corrido para melhor atender os pecuaristas. Na oportunidade, questionou as declarações do secretário executivo da Emater, Luiz Gomes, que afirmou que a empresa está as mil maravilhas.

“Não é o que os produtores dizem. Nesse órgão (Emater), também, não concordo com a adoção o horário corrido”, destacou, dizendo acreditar que a atual legislatura será mais forte porque está debatendo assuntos dos mais diversos.

Passeata

O deputado Laerte lembrou a realização de uma passeata no município de Ji-Paraná, que serviu para cobrar o esclarecimento assassinato do jovem Douglas, morto em boate. Agradeceu a imprensa, que deu voz aos participantes que foram até a delegacia cobrar solução para o caso. Informou que delegado titular não estava, mas foram recebidos pelo delegado Hora (substituto), que não queria que a imprensa registrasse a entrega da camiseta dos manifestantes. Depois concedeu a permissão.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público

Vídeo: Esquema milionário liderado por Everaldo Fogaça envolve sites da família e de funcionários ligados a gabinete na Câmara Municipal

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília