Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Deputado Lucio Mosquini quer providências contra “morte súbita” nas pastagens

O deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB-RO) está preocupado com um problema que vem ocorrendo em áreas de pastagens em todo o estado e já prejudica os produtores. A morte da forrageira – também chamada de “morte súbita” - vem ocorrendo principalmente em áreas de pastagens de Brachiária Brizantha, vulgarmente conhecidas como braquiarão ou brizantão, no Acre e norte do Mato Grosso, além de diversos municípios de Rondônia.


Sensível ao problema o deputado Lúcio Mosquini esteve no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento solicitando uma equipe para estudar o assunto e propor soluções aos produtores rondonienses.

Segundo dados da EMBRAPA, no estado do Mato Grosso, aproximadamente 2 milhões de hectares de pastagens apresentam algum tipo de mortalidade ocasionada pela síndrome.

Sensível ao problema o deputado Lúcio Mosquini esteve no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento solicitando uma equipe para estudar o assunto e propor soluções aos produtores rondonienses.

“Esta doença está se alastrando e ninguém está tomando providências. Os produtores rurais com os quais tenho falado conhecem o assunto e estão preocupados”, afirmou Mosquini.

O deputado também manteve contato com técnicos rondonienses e uma das alternativas seria a substituição da B.b. Marandú por outras forrageiras. No entanto, os produtores devem ser orientados no momento da escolha da nova forrageira. Agrava o problema a ausência de pesquisas e informações técnicas sobre a síndrome.

“O fato é que alguma coisa tem que ser feita em prol dos produtores. Da minha parte já fiz esta gestão junto ao Ministério da Agricultura e estou à disposição de técnicos e produtores no que for preciso. Rondônia é o celeiro do Brasil e uma praga como esta não pode comprometer nossa produção”, concluiu Mosquini.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público

Vídeo: Esquema milionário liderado por Everaldo Fogaça envolve sites da família e de funcionários ligados a gabinete na Câmara Municipal

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília