Deputados aprovam criação do auxílio-deslocamento para servidores estaduais

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou, durante a sessão ordinária realizada na terça-feira (21), o Projeto de Lei Complementar 159/2025, que institui o auxílio-deslocamento no âmbito da Administração Pública direta e indireta do Poder Executivo estadual. Com a nova regulamentação, será concedido um valor fixo de R$ 200, isento de qualquer desconto, aos servidores cuja remuneração mensal, considerada para fins de Imposto de Renda, não ultrapasse R$ 6.200.
O novo benefício substitui o atual auxílio-transporte, considerado obsoleto e oneroso, especialmente por impor um desconto obrigatório de 6% sobre o vencimento básico dos servidores. A proposta tem como objetivo modernizar a política de custeio do deslocamento dos servidores públicos estaduais, com foco na justiça social, eficiência administrativa e segurança jurídica.
A alteração na nomenclatura, de “auxílio-transporte” para “auxílio-deslocamento”, também possui caráter técnico. Busca-se evitar qualquer associação indevida ao vale-transporte da iniciativa privada, reforçando a autonomia normativa do estado.
Segundo o governo de Rondônia, a nova política de concessão do benefício foi desenvolvida com base em amplas tratativas com os servidores e apresenta ganhos significativos em termos de racionalização de processos, redução de burocracia e justiça na distribuição dos recursos públicos.
A proposta está alinhada aos princípios constitucionais da legalidade, eficiência e valorização do servidor público, contribuindo para o fortalecimento da gestão de pessoas e a modernização da Administração Pública estadual. Os parlamentares concordaram com o governo e aprovaram o projeto, consolidando mais um avanço na política de reconhecimento do funcionalismo público em Rondônia.
Veja Também
Emenda Constitucional que permite acúmulo de cargos por militares entra em vigor em Rondônia
Senado aprova relatório de Marcos Rogério para evitar apagão na fiscalização de serviços essenciais