Rondônia, 08 de fevereiro de 2026
Política

Deputados aprovaram emenda que fortalece grupos especiais do MP

Os deputados estaduais aprovaram a proposta de emenda constitucional, de autoria do presidente Hermínio Coelho (PSD), que acrescenta o artigo 101 A ao texto da Constituição do Estado de Rondônia, para que o procurador geral de justiça possa requisitar policiais civis e militares para atuarem nos grupos especiais do Ministério Público do Estado de Rondônia.

Designado relator da matéria, o deputado Neodi Carlos (PSDC) concedeu parecer favorável à PEC. Disse que “os grupos especiais criados no Ministério Público constituem significativo avanço, tendo em vista o elevado número de ocorrências envolvendo a prática de crimes de diversos tipos. Portanto, é clara a necessidade de apoio logístico em razão da sua condição de órgão fiscalizador, de combate aos delitos e de defesa da sociedade”.

Colocada em votação, a matéria foi aprovada por unanimidade dos parlamentares presentes à sessão.

Ao agradecer a aprovação da emenda constitucional, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho, fez questão de observar que “independente e autônomo, de caráter permanente, o Ministério Publico é considerado o fiscal das leis e defensor do povo. Atua também na defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis e no controle externo da atividade policial. Portanto, assegurar ao procurador geral de justiça a possibilidade de requisitar policiais civis e militares para aturem no nos grupos especiais estamos fortalecendo o trabalho da instituição, bem como permitindo a atuação conjunta e eficaz do Estado no combate aos delitos em favor da sociedade”.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa