Deputados começam a trabalhar a partir de segunda-feira
Somente nesta segunda-feira os deputados estaduais rondonienses retomam as atividades normais. E terão que trabalhar bastante no ano eleitoral. A sessão de reinício das atividades foi marcada para às 15 horas.
O ano eleitoral altera um pouco a rotina dos parlamentares. Pela primeira vez um governador do Estado deve apresentar renúncia, e, embora a Constituição apenas defina que ele encaminhe carta comunicando a decisão, o substituto natural do futuro governador, João Cahulla, será o presidente Neodi Carlos, o que acirra os ânimos por mais poder na Casa de Leis. Cassol deve renunciar no próximo dia 02 de abril, seis meses antes das eleições. O governante apresenta renúncia para concorrer a uma vaga ao Senado.
Mesmo que Neodi Carlos ganhe a força de um vice, ele continua deputado. Mas se, eventualmente assumir o Governo a partir de abril, não poderá concorrer a reeleição como deputado. A situação é delicada, porque se o próximo governador tiver que se ausentar do país, a cadeia sucessória seria repassada ao Legislativo. E quem assumir o Executivo somente poderá concorrer ao próprio Executivo.
Veja Também
Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público
Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho
Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília