Rondônia, 13 de outubro de 2024
Política

Deputados começam a trabalhar a partir de segunda-feira

Somente nesta segunda-feira os deputados estaduais rondonienses retomam as atividades normais. E terão que trabalhar bastante no ano eleitoral. A sessão de reinício das atividades foi marcada para às 15 horas.
O ano eleitoral altera um pouco a rotina dos parlamentares. Pela primeira vez um governador do Estado deve apresentar renúncia, e, embora a Constituição apenas defina que ele encaminhe carta comunicando a decisão, o substituto natural do futuro governador, João Cahulla, será o presidente Neodi Carlos, o que acirra os ânimos por mais poder na Casa de Leis. Cassol deve renunciar no próximo dia 02 de abril, seis meses antes das eleições. O governante apresenta renúncia para concorrer a uma vaga ao Senado.

Mesmo que Neodi Carlos ganhe a força de um vice, ele continua deputado. Mas se, eventualmente assumir o Governo a partir de abril, não poderá concorrer a reeleição como deputado. A situação é delicada, porque se o próximo governador tiver que se ausentar do país, a cadeia sucessória seria repassada ao Legislativo. E quem assumir o Executivo somente poderá concorrer ao próprio Executivo.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vídeo: após defender denunciados por corrupção e trair governador, igreja afasta Fernando Máximo para evitar constrangimento

Ministra pede vista e julgamento de recurso contra governador de Rondônia é suspenso

Deputada Lebrinha destina R$ 150 mil para entrega de sementes de milho em Urupá

Jaime Bagattoli: decisão judicial para avanço das obras na BR-319 chega para socorrer o Estado de Rondônia