Dilma diz que não há problema no financiamento da usina Santo Antônio
SÃO PAULO - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afastou hoje qualquer problema relacionado aos investimentos em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), incluindo o da usina Santo Antonio, do Complexo do Rio Madeira.
O BNDES tem uma limitação para participação no projeto de até 70%, mas desde outubro o consórcio Madeira Energia, ganhador do leilão para construção de Santo Antônio, já contava com apenas 50% dos recursos vindos do BNDES.
O questionamento sobre o assunto surgiu com notícias de que os bancos privados e até o BNDES, estariam revendo a participação no financiamento das duas usinas do rio Madeira (Jirau e Santo Antônio). Fontes do BNDES informaram, no entanto, que foi aprovado nesta semana crédito de R$ 6 bilhões para financiar a usina Santo Antônio. O montante equivale a 50% do total necessário para o projeto.
O BNDES tem uma limitação para participação no projeto de até 70%, mas desde outubro o consórcio Madeira Energia, ganhador do leilão para construção de Santo Antônio, já contava com apenas 50% dos recursos vindos do BNDES.
Reforçando a importância do PAC como pacote anticíclico neste momento de desaceleração econômica, Dilma disse que não faltará recursos para os investimentos. "Quem financia o PAC é o BNDES, que é controlado pelo governo. O BNDES vai manter os financiamentos do PAC", disse, lembrando que orçamento do banco de fomento será de R$ 100 bilhões no ano que vem.
Em almoço com empresários promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Associação Brasileira da Infra-Estrutura e das Indústrias de Base (Abdib), Dilma também adiantou que apresentará amanhã ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, projetos em carteira que poderiam ser incluídos no PAC. Segundo ela, a lista inclui projetos para rodovia, um porto e algumas adutoras.
Veja Também
Eleito presidente da Câmara a partir de 2027, Pastor Evanildo destaca compromisso com Porto Velho
Vereadora Ellis Regina assume seu 5º mandato na Câmara Municipal de Porto Velho
Em primeira entrevista, prefeito fala sobre união política, prioridades, fake-news e rodoviária
Léo Moraes assume e em primeiro ato como prefeito acaba com cobrança na Madeira Mamoré