Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Diretórios do PT se preparam para eleições gerais em novembro

O Partido dos Trabalhadores de Rondônia realizará, em novembro deste ano as eleições gerais de suas Direções. De acordo com o presidente do PT/RO, Tácito Pereira, serão eleitas as Direções Municipais, Estaduais e a Nacional no dia 21 de novembro próximo. As eleições internas no PT são conhecidas como PED - Processo de Eleições Diretas.



"Essa é mais uma das diferenças entre os partidos brasileiros, essa característica democrática é que faz com que o PT tenha uma boa aceitação junto ao eleitorado brasileiro", comenta Tácito.

Para o atual presidente do partido, o PED é uma demonstração que o PT é um partido democrático e de massas. "O PT é único partido no mundo que todos os filiados tem direito a voto e a eleger suas Direções Nacional, Estadual e Muncipal", enfoca Pereira.

"Essa é mais uma das diferenças entre os partidos brasileiros, essa característica democrática é que faz com que o PT tenha uma boa aceitação junto ao eleitorado brasileiro", comenta Tácito.

Conforme as normas do PT a partir do mês de julho inicia o processo de inscrição de chapas para a disputa em nível nacional, depois no período do mês de agosto é inscrição de chapas estaduais e em seguida no período do mês de setembro é inscrição de chapas municipais.

Tácito esclarece que, estão aptos a votar nestas eleições de novembro mais de 12 mil petistas filiados com carteirinhas que constam como filiados a mais de um ano antes da eleição, ou seja, filiados anterior a data de 21 de novembro de 2008, a exemplo das eleições que ocorreram em 2007, com isso é possível ter diversas chapas em vários municípios.

Já em nível de Estado, o presidente do PT/RO comenta que, ainda não há cogitação de nenhuma candidatura a presidente ou chapa, no momento certo as pessoas que cumprirem as exigências deverão colocar seus nomes a disposição para concorrerem nesse processo de eleição.

Para Tácito, o PT vive seu melhor momento, neste dia 10 de fevereiro completa 29 anos e a disputa interna que poderá ter, inclusive estadual, refere-se apenas ao período das eleições. "Passando a eleição todos estaremos juntos em torno de construir um projeto melhor para Rondônia e principalmente preparar o partido para as eleições de 2010, ano em que o PT completa 30 anos", lembra Pereira.

"Seria importante que os outros partidos seguissem o exemplo do PT, ou seja, implantassem de fato a democracia interna, evitando assim o caciquismo, o dono de partido, permitindo assim o fortalecimento dos mesmos e da democracia e valorizando seus filiados", reforça o atual presidente do partido.

Tácito observa que é comum vermos em outros partidos que quem manda é uma autoridade, um parlamentar, no PT é diferente quem decide são seus filiados.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vídeo: Esquema milionário liderado pelo vereador Fogaça envolvia agência e ex-secretária

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor