Diretórios do PT se preparam para eleições gerais em novembro
O Partido dos Trabalhadores de Rondônia realizará, em novembro deste ano as eleições gerais de suas Direções. De acordo com o presidente do PT/RO, Tácito Pereira, serão eleitas as Direções Municipais, Estaduais e a Nacional no dia 21 de novembro próximo. As eleições internas no PT são conhecidas como PED - Processo de Eleições Diretas.
"Essa é mais uma das diferenças entre os partidos brasileiros, essa característica democrática é que faz com que o PT tenha uma boa aceitação junto ao eleitorado brasileiro", comenta Tácito.
Para o atual presidente do partido, o PED é uma demonstração que o PT é um partido democrático e de massas. "O PT é único partido no mundo que todos os filiados tem direito a voto e a eleger suas Direções Nacional, Estadual e Muncipal", enfoca Pereira.
"Essa é mais uma das diferenças entre os partidos brasileiros, essa característica democrática é que faz com que o PT tenha uma boa aceitação junto ao eleitorado brasileiro", comenta Tácito.
Conforme as normas do PT a partir do mês de julho inicia o processo de inscrição de chapas para a disputa em nível nacional, depois no período do mês de agosto é inscrição de chapas estaduais e em seguida no período do mês de setembro é inscrição de chapas municipais.
Tácito esclarece que, estão aptos a votar nestas eleições de novembro mais de 12 mil petistas filiados com carteirinhas que constam como filiados a mais de um ano antes da eleição, ou seja, filiados anterior a data de 21 de novembro de 2008, a exemplo das eleições que ocorreram em 2007, com isso é possível ter diversas chapas em vários municípios.
Já em nível de Estado, o presidente do PT/RO comenta que, ainda não há cogitação de nenhuma candidatura a presidente ou chapa, no momento certo as pessoas que cumprirem as exigências deverão colocar seus nomes a disposição para concorrerem nesse processo de eleição.
Para Tácito, o PT vive seu melhor momento, neste dia 10 de fevereiro completa 29 anos e a disputa interna que poderá ter, inclusive estadual, refere-se apenas ao período das eleições. "Passando a eleição todos estaremos juntos em torno de construir um projeto melhor para Rondônia e principalmente preparar o partido para as eleições de 2010, ano em que o PT completa 30 anos", lembra Pereira.
"Seria importante que os outros partidos seguissem o exemplo do PT, ou seja, implantassem de fato a democracia interna, evitando assim o caciquismo, o dono de partido, permitindo assim o fortalecimento dos mesmos e da democracia e valorizando seus filiados", reforça o atual presidente do partido.
Tácito observa que é comum vermos em outros partidos que quem manda é uma autoridade, um parlamentar, no PT é diferente quem decide são seus filiados.
Veja Também
Assembleia altera Constituição, muda Regimento Interno e vai eleger nova Mesa nesta terça-feira
Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa