Rondônia, 10 de fevereiro de 2026
Política

Disputa pelo União Brasil tem primeira batalha, mas guerra está longe de terminar

A disputa pelo controle do União Brasil teve a primeira batalha nesta semana em Brasília. O governador Marcos Rocha, que assumiu o protagonismo político do Governo, pretende reformular a legenda, atraindo novas lideranças, preparando a sigla para as eleições de 2026. Pelas conversas no Congresso, Rocha voltou as boas com o deputado federal Fernando Máximo, seu ex-secretário de Saúde, indicando o apoio do Governo Rocha aos planos do parlamentar.

Entretanto, o controle do União Brasil continua nas mãos do ex-secretário da Casa Civil, Júnior Gonçalves, mas a guerra nos bastidores está longe de terminar. Rocha tem o apoio dos principais líderes do partido, a exemplo do governador Ronaldo Caiado de Goiás. 

Nesta madrugada, no voo de Brasília a Porto Velho, o governador Marcos Rocha sentou ao lado do ex-prefeito Hildon Chaves, e os dois caciques conversaram sobre o futuro eleitoral. Na próxima semana, Rocha anuncia seu futuro chefe da Casa Civil, que terá um papel secundário nas articulações políticas. O protagonista é o próprio governador, que conversa com os deputados estaduais e as instituições para manter a governabilidade.

Por falar em Assembleia Legislativa, nessa queda de branco entre Gonçalves x Rocha, quem saiu fortalecido foi o deputado estadual Jean de Oliveira, que levou para seu lado os colegas Edevaldo Neves e Ribeiro do Sinpol.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa