Rondônia, 06 de fevereiro de 2026
Política

EDUCAÇÃO DE RONDÔNIA DECIDE PARALISAR ATIVIDADES NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA

O Governo Cassol não reajusta os salários dos servidores porque não quer. A conclusão é do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero), que anunciou greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira. A decisão pela paralisação dos serviços foi tomada em todas as regionais sindicais com o apoio maciço da categoria.

Os trabalhadores rejeitaram inicialmente a proposta apresentada pelo Governo do Estado: 4% para todos os servidores e mais R$ 200,00 somente aos professores a título de gratificação. Os trabalhadores da Educação não concordaram porque alegam que as perdas salariais somam quase 40%, sendo que 25% somente no Governo Cassol. De acordo com o Sintero, estudos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) apontam que os gastos do atual Governo de Rondônia com os servidores está na ordem de 30%, muito inferior ao limite de 40,9% da Receita Corrente Líquida permitidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Em Porto Velho a categoria se reuniu em assembléia na sede do Sintero, de onde saiu em passeata pelas ruas do centro da cidade. Após um ato público na Avenida 7 de Setembro, principal centro comercial da Capital, os trabalhadores em educação se dirigiram ao Palácio do Governo, onde manifestaram todo o repúdio à intransigência do governo.

Assembléias e manifestações também aconteceram nas sedes de todas as Regionais do Sintero, em Guajará-Mirim, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto D’Oeste,m Ji-Paraná, Presidente Médici, Cacoal, Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Vilhena.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa