Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

ELEIÇÕES RONDÔNIA: PATRULHA ELEITORAL DE MACHADINHO ENTREGA DENÚNCIAS À JUSTIÇA

A Patrulha Eleitoral de Machadinho do Oeste entregou à Justiça Eleitoral de Machadinho do Oeste, diversos documentos, materiais de campanha e mídias contendo fotos e imagens de propagandas eleitorais irregulares. A Patrulha Eleitoral é composta de 38 adolescentes que fazem parte do Programa Pró Jovem e Guarda Mirim e desde o início de agosto estão atuando em toda a Comarca de Machadinho do Oeste auxiliando a Justiça na fiscalização e orientação eleitoral.
Os Patrulheiros receberam treinamento do chefe de Cartório Eleitoral Bruno dos Anjos sobre noções de cidadania e o processo eleitoral e posteriormente, receberam treinamento da juíza Márcia Cristina Rodrigues Masioli sobre propagandas eleitorais permitidas e vedadas, crimes eleitorais, abuso do poder econômico, captação ilícita do sufrágio e prestação de contas.
Durante os trabalhos de fiscalização da Patrulha, a Justiça Eleitoral disponibilizou um ônibus para que os patrulheiros fiscalizassem o Distrito de 5º BEC e o Município de Machadinho do Oeste, sendo que em 2 meses de atuação, eles recolheram material de campanha de todos os candidatos a fim de ser verificado se os gastos com material impresso de campanha serão declarados na prestação de contas dos candidatos. Os patrulheiros recolheram ainda panfletos, “santinhos” e impressos e fotografaram diversas placas afixadas em locais irregulares e condutas vedadas (fornecimento de alimentação e combustível a eleitores). Os Patrulheiros também fizeram buscas na internet nos sites de notícias e de relacionamentos (orkut, MSN etc.) visando encontrar propaganda irregular. O material recolhido pela Patrulha foi entregue à Justiça Eleitoral, que após separar o material que se destina a fiscalizar futura prestação de contas dos candidatos, remeteu alguns documentos ao Ministério Público, tendo a promotora Luciana Ondei Rodrigues Silva ingressado com diversas Ações de Investigações Judiciais Eleitorais perante a 32ª Zona Eleitoral.
Entre as denúncias e documentos mais graves que os patrulheiros entregaram, há documentos comprovando que um candidato a vereador de Machadinho do Oeste ofereceu tratamento dentário gratuito para os eleitores que votassem nele; fotografias evidenciando a distribuição de combustível por um candidato a prefeito e fotografias e endereço eletrônico (www.google.com.br) evidenciando a distribuição de alimentos e bebidas em evento público (Festa da Garota Cachoeira). Os Patrulheiros foram treinados para fiscalizar as Eleições de domingo, mas devido a um crime ocorrido no dia 03 de outubro que vitimou dois policiais militares no Município de Machadinho do Oeste e que mobilizou toda a cúpula das Polícias Civil e Militar para o Município, houve determinação da Juíza Eleitoral para que a Patrulha não mais auxiliasse na fiscalização das eleições, pois não haveria contingente policial suficiente para garantir a segurança dos Patrulheiros, já que parte do grupamento da Polícia Militar continua à caça dos homicidas foragidos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor

Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais